[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os interessados têm até segunda-feira, dia 3, para se habilitar a concorrer às vagas disponibilizadas para o Conselho Tutelar do Segundo e do Quinto Distritos de Aracaju. A escolha dos novos membros dos Conselhos Tutelares será feita por eleições diretas com participação dos eleitores residentes nos bairros localizados nas áreas de abrangência de ambos os Distritos.

Em sua administração, o prefeito Marcelo Déda democratizou o processo de escolha dos membros dos Conselhos Tutelares ao instituir eleições diretas. O processo eleitoral está sendo conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), cujas eleições serão realizadas no dia 27 de maio com a logística do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que disponibilizará urnas eletrônicas no dia do pleito.

Os interessados em disputar as vagas devem se dirigir à Estação Cidadania, localizada à praça Olímpio Campos, na antiga sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) para realizar a inscrição. Para estar apto a disputar a vaga de conselheiro tutelar, o candidato deve possuir idade mínima de 21 anos, ter cursado o ensino médio completo, ser aprovado em todas as fases da pré-seleção e residir no bairro da área de abrangência dos Distritos onde as vagas foram disponibilizadas. No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar carteira de identidade, CPF e título de eleitor. Podem se inscrever moradores dos bairros Ponto Novo, América, Novo Paraíso, Jabotiana e Siqueira Campos, correspondentes ao Segundo Distrito. E também dos bairros Lamarão, José Conrado de Araújo, Jardim Centenário, Soledade, Santos Dumont, Olaria e Bugio, correspondentes ao Quinto Distrito.

Acompanhe o calendário do processo seletivo:

20/03 a 03/04 – Prazo para solicitação e registro de pré-candidatura;
05 de abril – Publicação de edital com relação dos candidatos aptos a prosseguirem nas demais fases do processo eleitoral.
10 de abril – Aplicação da prova escrita com duração de quatro (04) horas que será eliminatória;
12 de abril – Publicação de lista dos aprovados, com Edital afixado na sede do Conselho de Direitos;
13 de abril – Prazo para interposição de recursos referentes ao resultado das provas, perante o Conselho de Direitos;
17 de abril – Publicação de Edital em jornal de ampla circulação local, além de afixado na sede do Conselho de Direitos, contendo a lista dos candidatos admitidos no pleito, após apreciação dos possíveis recursos interpostos, relativos ao processo seletivo;
18 e 19 de abril – Prazo para impugnação de candidatura por qualquer interessado, perante o Conselho de Direitos;
20 de abril – Prazo para julgamento das possíveis impugnações de candidatura pelo Conselho de Direitos;
25 de abril – Publicação da lista final dos candidatos, em jornal de ampla circulação local e afixada na Sede do Conselho de Direitos, após julgados os recursos previstos no inciso anterior. Na lista constará os nomes, apelidos e números dos candidatos, conforme será impresso na cédula de votação.
27 de maio – Eleição;
30 de maio – Publicação do resultado da eleição na Sede do Conselho de Direitos – CMDCA;
01 e 02 de junho – Prazo para apresentação de recursos contra o resultado da eleição junto ao CMDCA
05 de junho – Prazo para julgar os possíveis recursos;

12 de junho – Publicação da lista dos eleitos na Sede do Conselho de Direitos – CMDCA e em jornal de ampla circulação local;

De julho a dezembro – Capacitação dos Conselheiros Tutelares eleitos do 2º e 5º Distritos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.