[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Começaram as atividades dos festejos juninos da capital no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia. A programação desta sexta-feira, 1 de junho, foi iniciada com o Trio Asa Branca no Barracão Cultural, que é dedicado a Maria Bonita e Lampião. O clima de São João também começou com cortejo da Bada Pífanos e apresentação da quadrilha Unidos do Sertão.

Tranqüilidade, segurança e alegria estão entre as principais qualidades atribuídas ao evento. O empresário Klemerson Araújo veio com toda a família participar da festa promovida pelo Governo de Sergipe. "Estou achando ótima e tranqüila e neste ano está mais organizada. A decoração também está mais bonita. Há policiais circulando o tempo todo e dá para se sentir mais seguro".

Também se apresentou no Barracão Cultural Ismael e Filhos do Nordeste. No palco oficial, a primeira atração foi Rogério.

Comidas típicas

No Arraiá do Povo as comidas típicas também são uma sensação. Os comerciantes estão estimando que as vendas serão intensas durante o evento.  Eles já estão fazendo sucesso com os tradicionais mugunzá, arroz doce, milho verde, tapioca, licores, bolos de macaxeira, milho, além de amendoim e pipoca,entre outros. Um dos estabelecimentos oferece o famoso cachorro quente do Seu João, que era vendido no Parque Teófilo Dantas, e tem 70 anos de tradição.

A comerciante Maria Nelma de Góes tem boas expectativas de vendas durante o Arraiá do Povo. "Pelo jeito, devo vender bastante. Não imaginava que logo no começo da noite já tivesse um bom movimento".  Além de se divertir na estrutura montada na Orla de Atalaia, os turistas aproveitam a passagem pelo Estado para experimentar as comidas típicas do período.

O engenheiro Willians Campos, de São Paulo também elogia a festa. "O evento está maravilhoso. Fiquei impressionado em ver o quanto o São João representa para a cidade. É a terceira vez que venho a Sergipe e tenho percebido uma evolução enorme. É também muito bom perceber que hoje em Aracaju as coisas estão acontecendo sem uma intenção de disputa e quem tem a ganhar com isso é o povo", disse.

Decoração do Arraiá

Foram utilizadas na decoração do Arraiá do Povo cerca de 260 mil bandeirinhas, 16 balões de três metros e candeeiros de 3,5 metros.  O Barracão Cultural faz uma homenagem ao cangaço, com bonecos de Lampião e Maria Bonita, que também são tema da xilogravura instalada na entrada. A artista plástica responsável pelo visual do Arraiá é Lânia Duarte.

A estrutura do Arraiá do Povo, que simula uma cidade do interior, inclui a hospedaria sergipense, armazém de secos e molhados e casa do cordel. Também há vários estabelecimentos de comidas típicas e bebidas. Os forrozeiros contam ainda com equipes do Samu, da Vigilância Sanitária, do Conselho Tutelar, do Juizado de Menores e da Polícia Militar.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.