Classe artística discute editais de prêmio de fomento à dança e teatro
O debate teve como principal objetivo esclarecer os dois editais, respondendo os questionamentos da classe artística. Portela enfatizou a necessidade de se aprender a fazer projetos, e explicou que estes se traduzem em planejamento da proposta em ação. “Tem que demonstrar a capacitação para fazer projeto como instrumento de concepção”, disse.
Segundo Portela, a divulgação do Prêmio Funarte Petrobras de Fomento à Dança e ao Teatro reflete o objetivo do Ministério da Cultura de “desconcentração de recursos e democratização do acesso a recursos das estatais”. Participaram do evento a presidente da Funcaju, Karlene Sampaio, e o presidente da Rede Sergipe de Cultura, João Paulo, que enfatizaram a importância do debate cultural para Sergipe.
Para o ator Isaac Galvão, a realização de seminário deste gênero cria condições para que a classe artística participe de projetos deste nível. Ele ainda enfatizou que a Funcaju terá um papel importante na democratização desses projetos.
Classe artística
Segundo Anderson Charles, componente do grupo teatral Mafuá, o seminário é uma oportunidade de divulgação. “Mesmo com a Internet existem coisas muito confusas. O Ministério vindo aqui é uma iniciativa [de esclarecimento]”, afirma o artista. Ainda sobre divulgação Lindemberg Monteiro, do Arena 27, comentou a questão da visibilidade em relação a investimentos e da própria democratização. “Estamos carentes, muitas pessoas não sabem do que acontece, por mais que esteja na Internet”, relatou.
Cleanes Silva, bailarina componente da Cia Dançart, grupo que atua há pelo menos 15 anos no cenário sergipano, explica que para a dança, a proposta dá suporte a espetáculos que não se mantém devido à falta de apoio financeiro e técnico. Ela também frisou a necessidade de estreitar o relacionamento entre artistas e instituições.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Classe artística discute editais de prêmio de fomento à dança e teatro – Fotos: Edinah Mary