Ciosp vai diminuir trotes e melhorar integração entre as polícias
A aquisição de tecnologias para implantar o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) em Sergipe vai definir novos parâmetros na relação entre atendentes do 190 com os usuários do serviço. Estão sendo investidos R$ 7,75 milhões em ferramentas tecnológicas que permitirão adequar logisticamente, com um novo e único serviço 190, o atendimento às demandas das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Instituto de Criminalística. A tendência é que haja uma diminuição do número de trotes, que atualmente está perto dos 40% do total de ligações para a PM. Outra expectativa com a compra do serviço é que aconteça uma maior integração entre as forças policiais.
A diretora de Tecnologia da Informação (DTI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), tenente-coronel Alessandra Dielle, explica que uma central de atendimento vai filtrar as solicitações e enviar a demanda de urgência para o despachante de cada órgão. "Haverá um roteiro de perguntas básicas a serem feitas pelo atendente. Este, assim que receber a ligação, identificará imediatamente em seu computador o número de telefone do solicitante. Nos casos de telefone fixo ou orelhão, o endereço também é identificado. As informações, em rede, serão passadas aos profissionais que estiverem nas viaturas, via terminal de bordo ou via rádio, o que, com certeza, praticamente vai acabar com os trotes".
O Ciosp, previsto para ser inaugurado no mês de dezembro deste ano, funcionará em um prédio cedido pelo Departamento Estadual de Infra-Estrutura Rodoviária de Sergipe (DER), na Avenida Maranhão, em Aracaju, monitorando e orientando as ações emergenciais dos diversos órgãos da SSP. Formado por uma equipe de 16 atendentes e 11 despachantes, além dos gestores de cada instituição, o Centro 190 possibilitará a confecção de relatórios técnicos, identificando as áreas críticas a receberem prioridade nas ações e políticas públicas de segurança.
De acordo com o comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel José Péricles, o Ciosp será fundamental para a integração dos segmentos que compõem a segurança pública. "O sistema vai contribuir ainda com a informatização de relatórios relevantes para o processamento de informações. Poderemos analisar e identificar pontos específicos da Grande Aracaju que estão mais vulneráveis. Além de modernizar o Copom, o aparato tecnológico favorece a implantação de ações específicas da PM".
O novo centro integrado 190 vai funcionar como banco de dados, centralizando as informações que serão úteis para planejamentos e ações futuras de prevenção e combate à criminalidade. Assim que o sistema for inaugurado, o cidadão que discar 190 terá sua chamada encaminhada a uma central especialmente preparada para o atendimento de emergências.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Kércio Pinto, esclareceu que o Ciosp vai aprimorar o atendimento. "Hoje, o 190 não consegue atender à demanda. A ligação acontece e não sabemos qual unidade está mais próxima daquele local. Não temos condições de antecipar ou evitar os crimes. Com o sistema, vamos diminuir para no máximo dois minutos o atendimento da policia à população. Com o uso do georeferenciamento, vamos diminuir os esforços e agilizar o atendimento", conta.
A idéia se estende, com cada particularidade, aos trabalhos da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. "Poderemos, com o Ciosp, aumentar o potencial de ocorrências atendidas, principalmente nos casos emergenciais, como assaltos a banco e crimes de homicídio", ressaltou o assessor da Superintendência da Polícia Civil, delegado Jefferson Pires.
O comandante dos Bombeiros, coronel Reginaldo Moura, destaca que "o sistema facilitará a comunicação da população com os serviços de urgência e desastres. As instituições também poderão atuar de forma harmônica, otimizando as ações preventivas e de socorro ao cidadão sergipano".
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Ciosp vai diminuir trotes e melhorar integração entre as polícias – Déda observa
- no Rio de Janeiro
- sistema semelhante ao novo 190 de Sergipe / Foto: Marco Terranova