[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de prevenir e evitar a infecção hospitalar, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), através do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH/CCIH), realizou o 2º Cine Precaução, uma campanha elaborada para capacitar os profissionais de saúde, quanto ao lançamento do Programa de Isolamento e Precaução de Microorganismos no Ambiente Hospitalar.

O evento reuniu servidores do Huse, das mais diversas áreas, que, de forma lúdica, aperfeiçoaram um pouco mais sobre prevenção da infecção hospitalar. Durante os três turnos, foram feitas exibições de filmes, apresentações de paródias, jogos com premiações e peças teatrais.

Para a médica presidente do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH/CCIH) do Huse, Iza Lobo, a campanha já mostra resultados significativos. “Durante essa semana foi aplicado um questionário de avaliação de conhecimento com todos os profissionais sobre precaução e isolamento. Apresentaremos o resultado da nossa primeira campanha de higienização realizada em maio. Fizemos 1340 observações na UTI de adesão e higienização das mãos e esse resultado serve para mostrar que já houve um grande avanço. Três equipes ultrapassaram a meta que era de 50%, uma delas foi da UTI II, com mais de 60%. Em novembro teremos um grande evento onde estaremos premiando as equipes vencedoras”, explicou.

Programação

O evento contou com uma programação diversificada e apresentação de dois vídeos que trataram de abordagens de prevenção. Um teatro elaborado pela equipe de profissionais da CCIH do Huse mostrou uma situação da vida real e contou a história de um paciente internado em um hospital com uma bactéria multirresistente.

Através desse teatro, foram mostradas as informações de cuidados e precauções como uso de equipamentos de segurança e como proceder junto ao paciente. O teatro foi narrado em forma de cordel, o que deixou a apresentação ainda mais divertida.

Depois foi a vez dos profissionais mostrarem o que aprenderam através de um “QUIZ”, de perguntas e respostas com premiações para os ganhadores. Tudo regado a pipoca e refrigerante que eram distribuídos na entrada do auditório.

Quem prestigiou o evento destaca a importância das informações para o dia a dia na unidade.
“Não podemos perder essas oportunidades importantes. São informações essenciais para utilizar diariamente aqui no hospital e tudo mostrado de forma prática e educativa. Eu sempre participo desses eventos e aprendo muito com eles”, afirmou a psicóloga, Vanessa Furtado.

“Foi muito importante a abordagem desse tema, de como proceder para diminuir os riscos de infecção com pacientes e profissionais. Espero participar dos próximos”, informou a técnica de enfermagem, Tereza Cristina Guimarães.

O coordenador das áreas críticas do Huse, André Erreria, explica que a infecção hospitalar é o evento adverso mais comum em qualquer hospital do mundo. “As UTIs do Huse abrigam pacientes graves e com risco de morte. A principal estratégia para evitar infecção hospitalar é a educação do profissional de saúde e a utilização de medidas simples de higienização das mãos. A iniciativa da CCIH em trazer um treinamento multimídia é inédita e certamente já é sucesso”, enfatizou.

No encerramento do evento, todos cantaram juntos uma paródia da música “Sabiá”, de Luiz Gonzaga, com uma letra ensinando sobre as precauções.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.