Chuvas voltam a cair na madrugada desta quinta-feira, 15
Devido às mudanças climáticas e a aparente nebulosidade que cobre a maioria dos territórios de Sergipe nesta quarta-feira,14, as chuvas voltarão a cair na madrugada desta quinta-feira, 15. De acordo com o Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh), a leitura de dados de satélite mostra que as chuvas, com maior permanência para o litoral, irão ocorrer durante cinco dias consecutivos, marcando volumes entre três a dez milímetros.
O meteorologista da Semarh, Overland Amaral, informou que as chuvas serão motivadas pela formação de ondas de massas de ar, oriundas do Sul e Sudeste, que se direcionam à costa do Nordeste. Ele disse ainda que as chuvas serão leves, diante do volume previamente calculado.
“A partir da madrugada desta quinta-feira, teremos chuvas diárias, cuja ocorrência climática poderá alcançar ainda outros estados do litoral nordestino. Aqui em Sergipe, elas terão maior incidência no litoral Sul, decrescendo precipitação para o interior sergipano. Espera-se para o domingo e a segunda-feira, dias 19 e 20, respectivamente, maior volume de precipitação, com variável entre cinco e dez milímetros”, destacou Overland.
Ozônio
Na sexta-feira, dia 16, será comemorado o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. De acordo com o Overland Amaral, o ozônio no Brasil vem ocorrendo dentro do padrão de normalidade, de 260 a 320 DU (Unidade de ocupação da camada de ozônio). Segundo ele explicou, “por influência da circulação de ar, Sul e Sudeste, observa-se maior atuação do ozônio na região Sul do Brasil, a qual marca DU é de 280 a 300”.
O meteorologista enfatizou ainda que se a camada de ozônio fosse compactada próximo a superfície da Terra, seria possível obter uma camada de três milímetros. “Mesmo assim, essa pequena camada é suficiente para absorver a radiação ultravioleta (UV), possibilitando a vida no planeta Terra”, salientou .
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Chuvas voltam a cair na madrugada desta quintafeira
- 15 – Foto: Marco Vieira/ASN