[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Controladoria Geral do Estado de Sergipe (CGE/SE) recebeu nesta terça-feira, 22, dois técnicos do Governo Estadual do Ceará para apresentar experiências sobre o acompanhamento da Regularidade Fiscal do Estado. Com a participação do procurador do Estado de Sergipe Edson Wander, os gestores da CGE/SE apresentaram ações de fortalecimento e proteção à administração estadual, adotadas a partir de 2007 pelo Governo de Sergipe.

Na oportunidade, a equipe da CGE/SE mostrou as instalações do órgão aos cearenses Ítalo Brígido e Tiago Peixoto que compõem, respectivamente, a Coordenadoria de Ações Estratégicas (Caest) e a Gestão da Ética e Transparência (Cetra) da Controladoria Geral do Estado do Ceará (CGE/CE).

De acordo com o secretário-chefe da CGE/SE, Adinelson Alves, é uma honra receber os servidores da Controladoria do Ceará e principalmente ter o reconhecimento dos esforços exercidos pelo Governo de Sergipe, sob a liderança da Controladoria Geral do Estado e Procuradoria Geral do Estado, em manter a regularidade fiscal do Estado.

“Essa oportunidade abre os caminhos para que possamos construir uma parceria de cooperação técnica, sobre tudo na linha de transferências de tecnologias por parte da Controladoria Geral do Ceará, que em muito contribuirá para o processo de modernização do controle interno que são realizados pela CGE a serviço da sociedade sergipana”, afirma o secretário.

O Procurador do Estado Edson Wander ressalta a integração da CGE/SE com a Procuradoria Geral do Estado de Sergipe (PGE/SE). “Este é um foco importante para os órgãos, pois a parceria objetiva manter a Regularização Fiscal do Estado, não só a parte tributária, mas também convênios com a União”,observa.

Reconhecimento

Responsável pela articulação das ações estratégicas da CGE do Ceará, Ítalo Brígido informou que sua equipe possui uma meta para desenvolver um sistema que organize o gerenciamento do Cadastro Único de Convênio (Cauc) do Estado, já acompanhado pela Controladoria.

“Sabendo da experiência da Controladoria do Estado de Sergipe, por meio do Conaci – Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno, aproveitamos para fazer uma visita, conhecer pessoalmente essa experiência e tentar levá-las para o Ceará. As ações da Controladoria Geral de Sergipe, a exemplo da redução do CNPJ, são importantes no gerenciamento e acompanhamento do Cauc, evitando possíveis pendências que impeçam as transferências de recursos da União para o Estado, como também da parceria da CGE de Sergipe com os órgãos federais que auxilia na resolução desses problemas, evitando que o Estado entre no Cauc”, explica Ítalo Brígido.

Com o trabalho direcionado ao acompanhamento do Cauc no Estado do Ceará, Tiago Peixoto acrescenta que “a visita à Controladoria de Sergipe visa otimizar os procedimentos pela experiência do Estado que demonstra ter um bom acompanhamento, adotando medidas preventivas que se alinham com as medidas que queremos adotar no nosso Estado”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.