[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“A importância do Controle Interno para a Gestão Pública”. Com este tema, o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE) proferiu palestra na noite desta quinta-feira, 26, para cerca de 200 alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade José Augusto Vieira (FJAV), no município de Lagarto. A palestra fez parte do penúltimo dia de programação da III Semana de Contabilidade promovida pela instituição, em alusão ao Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado em 25 de abril.

Noções sobre a base normativa do Controle do Estado de Sergipe, a estrutura do Controle da Gestão Pública, o papel da Controladoria Geral do Estado (CGE), além da mais recente Lei de Acesso à Informação Pública, foram algumas questões abordadas ao longo do evento.

O coordenador do curso de Ciência Contábeis da FJAV e idealizador do evento, Rivaldo José do Nascimento, entende que há uma grande necessidade dos estudantes da área contábil entender cada vez mais as novas oportunidades de mercado no setor da Contabilidade, em especial no Controle Interno no contexto da Administração Pública.

“A semana foi pensada justamente para a comunidade acadêmica. Nós precisamos trazer para esses alunos o conhecimento da Contabilidade e a suas práticas, que também podem ser voltadas ao setor público. Essa bagagem é de extrema necessidade neste momento, onde a contabilidade pública passa por diversas mudanças e adaptações. Portanto, é preciso que os alunos entendam o papel das Controladorias, do Controle Interno e possam adquirir o interesse em trabalhar na contabilidade pública”, avalia Rivaldo.

Mercado Contábil

Na oportunidade, o secretário-chefe da CGE, Adinelson Alves, apresentou um breve panorama do setor contábil e suas demandas para a formação de um novo perfil do profissional da área. Foram apresentados dados da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), cujas pesquisas identificaram que em países como a Dinamarca e a Holanda são registrados aproximadamente 100 auditores a cada 100 mil habitantes.

No Brasil, registram-se apenas oito auditores a cada 100 mil habitantes, somando-se 12.800 profissionais que integram a mão de obra do setor em todo o país. O défict é de 160 mil habitantes no mercado contábil brasileiro. Segundo Adinelson, a III Semana de Contabilidade da FJAV representa um momento de reflexão para que os estudantes da instituição compreendam que estão se formando em baixareis de Ciências Contábeis com uma missão e oportunidade muito maior do que hoje podem vislumbrar.

“Foi uma noite onde estivemos dialogando e trocando experiências coma aqueles que serão os contadores do futuro. Serão aqueles técnicos que terão um papel de construir uma nova contabilidade, inclusive para aquela aplicada ao setor público dentro de um ambiente de normas de contabilidade aplicadas aqui no Brasil”, afirma o secretário.

Adinelson ainda ressalta que eventos como a III Semana de Contabilidade aumenta a responsabilidade da Controladoria para, através do Governo de Sergipe, construir as condições de desenvolvimento econômico e social para que os jovens estudantes se transformem em profissionais em um Estado cada vez mais capacitado a produzir políticas públicas que possam ser inclusivas e de resgate do cidadão.

Contabilidade e suas práticas

O penúltimo dia do evento na FJAV também contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Sergipe (CRC-SE), Aécio Prado, que levou uma abordagem sobre a contabilidade e as suas práticas.

“Acredito que é de extrema importância envolver num evento, estudantes para entender cada vez mais o Controle Interno de uma forma geral, porque é uma temática que quando a gente sai da Faculdade entende que é pouco explorado no meio acadêmico. E com a experiência da Controladoria Geral do Estado pudemos passar um pouco de experiência de visão de Controle”, observa.

A graduanda do 1ª período do curso de Ciências Contábeis, Maria Mutanha, confessa que as palestras a estimulou na procura de novas oportunidades no setor contabilista do país. “Quando pensava na questão da Contabilidade logo visualizava os profissionais enfurnados dentro de um escritório. A palestra de hoje, junto às outras realizações da semana, foi bastante esclarecedora, pois nos apresentou uma nova visão e novas possibilidades para se trabalhar na área contábil. Acredito que o evento fidelizou o aluno à essas questões”, avaliou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.