[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais oferta de água tratada e acesso à rede de esgotamento sanitário. Esses serão os benefícios garantidos através da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) à população do bairro Coqueiral, em Aracaju, quando as obras de saneamento básico estiverem concluídas. Ao menos 2,2 mil ligações domiciliares de rede de esgoto são previstas no projeto em execução. Já a previsão de conclusão da implantação das redes de abastecimento de água, de coleta e tratamento de esgoto é dezembro deste ano.

Toda a área do Coqueiral é contemplada em saneamento com os investimentos do Governo do Estado, na ordem de R$ 8,7 milhões corrigidos. A meta da Deso é concluir os serviços para iniciar a operação das redes e mudar a realidade de todos os logradouros beneficiados no local. Para isso, mais de 13 km de rede de esgoto são implantados, o que permitirão que 2.267 ligações domiciliares sejam feitas. Outros 14 km de rede de distribuição de água potável são construídos para execução de 1.710 novas ligações.

Apesar das paralisações previstas por conta de intempéries e a complexidade da obra, hoje apenas 7% da rede de esgotamento sanitário e mais 8% de rede de água precisam ser implantadas pela Deso para início da operacionalização dos serviços. “Consideramos que a obra estará totalmente concluída até meados de dezembro deste ano”, confirmou o engenheiro da empresa, Wilson Lima Júnior, que acompanha a execução do empreendimento.

Mas mesmo em andamento as obras apresentam resultados. A garantia disso é que os cidadãos já vivem com mais dignidade. “Antes da obra, o esgoto era jogado em um buraco, cavado no meio da rua, na porta das casas. Não tinha quem rosicleide_entrevistadaaguentasse viver com o mau cheiro, os ratos e os mosquitos. Hoje existe uma rede de esgoto, a rua está calçada e isso é uma melhora de vida para mim e para minha família”, declarou a dona de casa, Rosicleide Vitória Santos, residente da rua Nossa Senhora Menina.

Outra realidade

Se antes o retrato de algumas ruas do Coqueiral era tomado por lama, buracos e grande quantidade esgoto despejado, hoje a realidade é outra. E para que as melhorias chegassem ao bairro Coqueiral, Estado e Município se uniram para mudar a realidade de abandono e falta de qualidade de vida que existia na região. “As ruas do Coqueiral foram ocupadas de forma desordenada, sendo estendidas com alinhamentos precários e sem disporem de pavimentação adequada, sistema de drenagem das águas de chuva, rede de abastecimento de água, nem de esgotamento sanitário”, descreveu Wilson Lima.

A dificuldade de acesso e mobilidade, os obstáculos à coleta de lixo, ocorrência de alagamento resultante de chuvas e principalmente graves problemas de saúde pública, motivados pela falta de saneamento básico, eram algumas das consequências vividas pela população. “As intervenções implementadas através da Deso e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb)visam corrigir essa situação de precariedade e garantirão uma melhoria expressiva das condições de vida da comunidade, assegurando os padrões de salubridade e conforto compatíveis com os anseios dos cidadãos”, afirmou o engenheiro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.