Cerca de 140 mil aracajuanos receberam tratamento odontológico no ano passado
A atenção à saúde bucal da população tem sido um das prioridades da Secretaria Municipal de Saúde, desde que foi implementado o Projeto Saúde Todo Dia, no ano de 2001. De lá para cá, o programa de saúde bucal tem conseguido resultados expressivos nos tratamentos odontológicos da população aracajuana. São resultados visivelmente expressos na expansão da rede, no aumento de equipes de Saúde Bucal, aumento de equipos odontológicos (cadeiras), nos investimentos em novos procedimentos e novas tecnologias.
Quando o programa foi implantado, em 2001, o município de Aracaju apresentava um quadro profissional composto por apenas 21 equipes de Saúde Bucal. Hoje, com o desenvolver do programa, a SMS conseguiu evoluir esse número para 52 equipes. O número de consultórios também aumentou. De 2001 a 2006, o número de equipos (cadeiras) odontológicos aumentou de 35 para 69.
Outra grande inovação foi a entrada de novos procedimentos na rede. A partir do ano de 2005, a Saúde Municipal passou a disponibilizar para população alguns procedimentos até então encontrados apenas na rede particular. Entre eles, a Periodontia, a Endodontia (Canal), Cirurgia Bucomaxilofacial, Odontopediatria e atendimentos a pacientes com necessidades especiais. Juntos, estes novos procedimentos somaram 3.318 atendimentos a usuários no ano de 2006.
Modernização da rede
A modernização da rede também ocupa um lugar de destaque no desenvolvimento do programa, proporcionando um atendimento mais confortável tanto para o usuário, quanto para o profissional. A inclusão de aparelho fotopolimerizador, que permite a execução de restaurações estéticas, e canetas ultrassônicas, que permitem a remoção de tártaro com menos trauma para o usuário e menor esforço físico para o profissional, são exemplos das novas tecnologias que a SMS vem investindo na rede.
Outra importante diretriz do programa Saúde Bucal está nas visitas domiciliares e nos procedimentos coletivos, que consistem em atividades desenvolvidas junto à comunidade. No ano de 2006 foram feitas 2.343 visitas pelas equipes de Saúde Bucal a acamados, puérperas e famílias em situação de risco, com higiene bucal comprometida.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]