[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As Secretarias de Estado da Saúde (SES), Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) e Educação (Seed) se reuniram para discutir o projeto do Centro de Apoio Integral à Criança e Adolescente com Deficiência (Caicad).

O objetivo das discussões entre técnicos e gestores das três secretarias foi ampliar a proposta inicial do Centro, que seria somente um serviço de saúde. “O Caicad tem que funcionar de maneira integrada para que as pessoas com deficiência se entendam como cidadãos”, afirmou Eliane Aquino, secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social.

O Caicad de Sergipe será um exemplo para o Brasil. “Essa experiência será única e servirá de modelo para reafirmar a rede de atenção à pessoa com deficiência”, disse Joélia Silva, secretária adjunta de Estado da Saúde.

Para a Seed caberá um projeto para agregar atividades educacionais. “O Caicad terá atividades educacionais e nós vamos buscar recursos para atender essas pessoas dentro do que está previsto no Fundo Nacional de Desenvolvimento Educação”, declarou Hortência Araújo, secretária adjunta de Estado da Educação.

Além das crianças e adolescentes, o projeto do Governo Estadual vai incluir adultos com deficiência. O Caicad é fruto de uma emenda parlamentar e será construído por meio de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado.

“Nosso trabalho diário é fazer promoção, prevenção e assistência à saúde. Isso quer dizer, também, incluir todas as pessoas, pois é um princípio do Sistema Único de Saúde”, concluiu Silvio Santos

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.