[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A gripe faz com que as crises de asma aumentem, por isso, Ana Raqueli Conceição, de quatro anos, acompanhada dos pais, Gleide Conceição e Alessandro Morais, foi até o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para tomar a vacina contra a gripe.

No CRIE, Ana Raqueli além de tomar a vacina, passou por avaliação médica porque já passou da faixa etária da campanha de vacinação contra a gripe, que é entre zero e dois anos. Lá também são atendidas pessoas que tiveram complicações ao tomar uma vacina na Unidade Básica de Saúde (UBS), imunodeprimidas, vítimas de violência ou que tiveram exposição a agentes infecciosos por motivos profissionais.

Dentre os pacientes que mais utilizam o serviço estão os transplantados, com doença renal, crônica do fígado, do coração, pulmão, anemia falciforme e diabéticos. Também utilizam o serviço pessoas que convivem com outras imunodeprimidas.

“Esses pacientes devem ser encaminhados pelo médico que os acompanham, portando o cartão de vacina e o relatório do médico sobre a doença do paciente. No serviço privado há um serviço semelhante, porém as vacinas são caras e não há exigência de um relatório para acompanhamento do paciente”, explicou Sândala Teles, gerente de imunização da SES.

Atualmente, são atendidas, pelo CRIE, 100 pacientes que recebem 14 vacinas especiais e nove vacinas da rotina. Para atender à população, há um total de seis profissionais, sendo uma médica, uma enfermeira e quatro técnicos de enfermagem. “O CRIE também faz vigilância sobre reações que ocorrem com as vacinas e relata para o Ministério da Saúde tomar as devidas providências. Somente este ano, tivemos em torno de 50 eventos adversos”, disse Ângela Fontes, médica do serviço.

Localizado no setor de radioterapia do Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o Centro conta com consultórios médicos, duas geladeiras grandes para armazenamento da vacina, sala de aplicação de vacina e recepção. 
No CRIE, o atendimento é de segunda à sexta, das 8 às 17 horas. Para casos de urgência nos finais de semana, profissionais estão sempre de sobreaviso. Para mais informações, os usuários podem contatar o serviço pelos telefones (79) 3259-3656, (79) 8824-1529 ou pelo email sescrie@saude.se.gov.br

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.