Centro de Oncologia do Huse promove ação do ‘Outubro Rosa’
Desde 2002 acontece no Brasil um movimento denominado Outubro Rosa, que pretende chamar a atenção das pessoas para a realidade atual do câncer de mama, bem como mostrar a importância do diagnóstico precoce da doença. Em 2011, Sergipe se integra ao movimento, e nesta terça-feira, 25, uma das ações do Outubro Rosa foi realizada no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
Como não poderia ser diferente, o grande destaque do ato foi o Grupo Mama Fest, formado por mulheres mastectomizadas, ou seja, que retiraram a mama por causa da doença, e que fazem ou fizeram tratamento no Huse. De acordo com a coordenadora do Centro de Oncologia do Huse, Rute Andrade, o objetivo da ação foi atingido.
“Conseguimos fortalecer uma característica dessas mulheres que, apesar de terem perdido a mama, continuam com a feminilidade aguçada. Isso é muito importante para a autoestima. Além disso, o nosso principal foco aqui é que elas sejam multiplicadoras da prevenção e incentivadoras de quem está fazendo tratamento”, declara.
Quem também prestigiou o evento foi a chefe do Ministério da Saúde em Sergipe, Joélia Silva. “Eu enxergo o Outubro Rosa como um marco da importância da detecção precoce do câncer de mama. Hoje o Centro de Oncologia do Huse é uma referência nacional, um local onde essas mulheres são valorizadas e podem dar uma demonstração de força, luta, coragem e resistência”, aponta.
Outra instituição que reconhece o papel do Centro de Oncologia do Huse é o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Prova disso é que Sergipe terá representatividade nas ações do Outubro Rosa do Inca. A paciente Amara Creuza, que enfrentou um tratamento de mais de seis anos, foi eleita pelo Grupo Mama Fest para representar Sergipe na iniciativa.
“Viajo para o Rio de Janeiro[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Centro de Oncologia do Huse promove ação do ‘Outubro Rosa’ –