[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã de hoje, dia 26, o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, inaugurou oficialmente o Cemar – Centro de Especialidades Médicas de Aracaju -, no bairro São José. A unidade faz parte do projeto de municipalização da saúde, implantado pela administração municipal através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde -, e está localizada na rua Urquiza Leal.
O centro está em funcionamento desde o dia 5 de agosto e tem capacidade para realizar cerca de 10 mil consultas mensais.
Acompanhado do vice-prefeito, Edvaldo Nogueira, Marcelo Déda visitou todas as instalações do moderno centro e, em seguida, descerrou a placa de inauguração. O ato foi realizado em conjunto com o coordenador regional da Funasa – Fundação Nacional da Saúde -, Rui Oliveira, e o coordenador do Nucar – Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulamentação -, Paulo Sérgio Nunes.
O prefeito enfatizou que a necessidade da população é que direciona os trabalhos da prefeitura. “Nesta administração, todos os passos dados estão subordinados aos interesses da comunidade”, disse. Déda também destacou a importância da municipalização da saúde. “Com o sistema atual, o que antes era privilégio das poucas pessoas com dinheiro para pagar um bom plano de saúde ou consultas particulares, hoje é mais uma unidade do SUS para o povo”, completou.
Para o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, a seqüência de inaugurações realizadas durante a segunda quinzena de setembro representa o início da mudança do sistema de saúde da capital. “A melhoria no atendimento e nos equipamentos disponibilizados é significativa não só aqui, mas em todas as nossas unidades”, afirmou. “Hoje já triplicamos o número de consultas médicas generalizadas de abril de 2001 para cá”, complementou o secretário.
Em seu discurso, Paulo Sérgio ressaltou a importância do centro na melhoria do atendimento médico aos cidadãos. “Esta unidade é referência e exemplo de como se faz saúde em Aracaju. Estamos entregando equipamentos de primeira linha para os usuários do SUS”, disse.
Estiveram também presentes à solenidade os secretários municipais Márcio Macedo (Participação Popular) e Mônica Maciel (Controle Interno), o comandante da Guarda Municipal, capitão PM Henrique Rocha, e a deputada federal Tânia Soares.

Estrutura e Atendimento
De acordo com a diretora do Cemar do bairro São José, Hortência Bezerra Cavalcante, o centro dispõe de 51 especialistas em 24 especialidades médicas como oftalmologia, dermatologia, reumatologia e homeopatia, dentre outras. Duas enfermeiras, oito dentistas e uma assistente social também compõem a equipe de profissionais da unidade.
Hortência Cavalcante informou que o número de atendimentos especializados foi dobrado durante esta administração municipal, passando de cerca de 3,5 mil para mais de 7 mil consultas a cada mês.
“Além do aumento significativo das consultas, nós hoje somos o primeiro centro em todo Estado de Sergipe a disponibilizar o exame de retosigmoendoscopia, que não era ofertado pelo SUS”, disse.
Outras atividades do centro são o acompanhamento de diabéticos e hipertensos, que conta inclusive com a distribuição gratuita de medicamentos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.