[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito Marcelo Déda e o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, inauguraram oficialmente na manhã de hoje, dia 2, as instalações do Centro de Educação em Saúde de Aracaju, localizado no bairro Orlando Dantas.
O espaço em que antes funcionava uma escola já vinha sendo utilizado pela SMS – Secretaria Municipal de Saúde – para promover a capacitação contínua dos profissionais que integram o PSF – Programa de Saúde da Família.
“Os prédios e os equipamentos de que dispomos por si sós não fazem a saúde melhor. É preciso investir nas equipes e este centro educacional vem para valorizar cada um dos nossos profissionais, que são a alma do sistema”, destacou o prefeito Marcelo Déda.
O secretário Rogério Carvalho também ressaltou a importância da qualificação dos trabalhadores para que a comunidade receba um melhor serviço.
Para a coordenadora do Centro e assessora técnica de planejamento da SMS, Cláudia Menezes, os cursos oferecidos no espaço são fundamentais para a continuidade da implementação do modelo ‘Saúde Todo Dia’. “O conhecimento faz com que o sistema seja aperfeiçoado de forma mais efetiva e resolutiva”, disse.
Somente Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP) possuem estruturas similares para o treinamento de profissionais municipais de saúde, mas a tecnologia e o conhecimento empregados vêm das experiências da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – e da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas–, respectivamente. Em Aracaju o know-how aplicado nos cursos é da própria prefeitura.
“Muitos disseram que o nosso modelo de gestão da saúde iria fracassar depois da municipalização plena do sistema. Entretanto, comprovamos a cada dia que nossas idéias não eram apenas propaganda de político, mas um plano de melhoria efetiva”, destacou o prefeito Marcelo Déda.
O evento foi encerrado com a exibição de um vídeo produzido pelos próprios profissionais de saúde. Intitulada “Barco da Saúde Todo Dia”, a fita mostrou o trabalho desenvolvido já durante outras capacitações.

Estrutura e cursos

O Centro de Educação em Saúde é composto de nove salas com capacidade para trinta pessoas cada, um auditório para 270, uma sala de projeção e um refeitório, além dos espaços administrativos.
Os treinamentos acontecem em módulos de quatro semanas e abrangem diversas áreas como a saúde da criança, do adulto e da mulher, o acolhimento e a vigilância epidemiológica.
Os gestores do projeto e os profissionais de saúde do município são os instrutores. “Juntamente com a coordenação todos eles articulam e planejam os cursos”, disse Cláudia Menezes. Outros profissionais também são convidados para dar suporte, a exemplo de uma equipe de sanitaristas da Unicamp e de professores da UFS – Universidade Federal de Sergipe.
Hoje tem início o quarto módulo de capacitação, com duração de quatro semanas e participação de mil profissionais do PFS. O tema trabalhado será vigilância epidemiológica.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.