[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais de oito mil garrafas pet e materiais que normalmente estariam jogados no lixo começam a tomar forma e dar vida à Árvore de Natal Ecológica do Centro de Criatividade. Pelo sexto ano consecutivo, a unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) prepara uma decoração especial para celebrar os festejos natalinos que, além de embelezar o espaço, promove uma reflexão sobre arte e sustentabilidade.

Durante todo o processo de confecção da árvore, diversas escolas estão levando os estudantes para conhecer o trabalho e aprender um pouco mais sobre reciclagem e preservação do meio ambiente. Na manhã desta quinta-feira, dia 22, foi a vez dos alunos da Escola Caminho do Saber. Eles tiveram a oportunidade de assistir a vídeos sobre sustentabilidade e participaram de uma oficina de brinquedos com materiais recicláveis.

Segundo o professor, Ivan Souza, os estudantes sempre participam das atividades promovidas no Centro. “Essa não é a primeira vez que nós trazemos as crianças para participar do processo de confecção da árvore ecológica. Eles gostam muito. A gente sempre tenta aproveitar o que o Cento oferece”, destacou o professor.

A oficina foi conduzida por Fernando Santos e Ana Rita Araújo, que fazem parte da equipe de montagem da árvore, coordenada pelo artista plástico e ambientalista Adriano Sotero. Segundo Fernando, essa é uma maneira lúdica de mostrar para as crianças como é possível fazer o aproveitamento desses materiais que normalmente poluem o meio ambiente. “Essa é uma maneira de incentivar a utilização consciente desse material. Quanto menos garrafas nos lixões e nos rios melhor”, afirmou.

A conscientização das crianças também foi feita a partir da exibição de vídeos no auditório do Centro de Criatividade em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Esse é o primeiro ano da parceria entre a Secult e a Semarh para inserir o projeto do ‘Cine Ambiental’ no processo de preparação da Árvore de Natal Ecológica.

“Antes das oficinas nós sempre exibimos vídeos e animações que servem para introduzir o tema da sustentabilidade e explicar como funciona a utilização de materiais recicláveis. Essa parceria com a Secult através do Centro está sendo muito bacana. Estou adorando”, explicou a educadora ambiental da Semarh, Larissa Mury.

Inauguração

A inauguração da árvore acontece no dia 13 de dezembro, às 19h, e contará com apresentações artísticas, feira de artesanato e mostra dos resultados das oficinas que ocorreram durante o ano. A árvore ficará montada na área externa do Centro até o dia 6 de janeiro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.