Centro de Atenção Psicossocial Liberdade ganhará nova estrutura
Segundo a gerente de engenharia e manutenção da SMS, Ana Castorina Figueiredo, as obras já estão em fase de conclusão. “O trabalho está bem avançado, o que está sendo feito agora é apenas a parte de acabamento”, afirma. O espaço não chegou a ser ampliado, mas foi totalmente adaptado de acordo com a política de saúde mental do município de Aracaju. No total, foram investidos cerca de R$ 108 mil.
Com a reforma, a estrutura do Caps Liberdade vai contar com uma sala para acolhimento, dois consultórios para atendimento individual, duas salas de repouso com leitos para acolhimento noturno – sendo uma para os usuários masculinos e a outra para as mulheres –, posto de enfermagem, refeitório, duas salas de oficina e uma para grupos terapêuticos, além de uma área livre que vai servir como local para a prática de esportes.
Para a gerente do Caps Liberdade, Ana Cláudia Pimenta, o novo local onde vai funcionar a unidade representa um avanço na história da luta anti-manicomial. “O Caps nasceu no antigo manicômio Adauto Botelho, um lugar que trazia uma triste imagem do tratamento destinado às pessoas com transtornos mentais”, relata. A Prefeitura conseguiu mudar essa realidade, transferindo o atendimento para uma casa alugada no bairro São José. “Essa casa foi alugada e adaptada para o serviço, mas agora finalmente nós conquistamos um espaço próprio”, diz Ana Cláudia, referindo-se à nova unidade que será entregue até o final do ano.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Centro de Atenção Psicossocial Liberdade ganhará nova estrutura – Local onde vai funcionar o Caps