Centro de Atenção à Mulher realiza reunião técnico-científica
O laboratório de referência em citopatologia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) realizou nesta segunda-feira, 13, a terceira reunião técnico-científica do setor. Na oportunidade, médicos, técnicos e auxiliares do laboratório, além de outros profissionais do Caism, discutiram questões relacionadas à anatomia e à fisiologia do aparelho reprodutor feminino no mini-auditório da unidade.
"Essa reunião deu continuidade ao trabalho de educação permanente que teve início no mês de junho. Na primeira reunião, abordamos a recepção e triagem dos exames de lâmina, enquanto no segundo momento discutimos o processamento da amostra para a análise. Agora, falamos sobre a anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino, com palestras das médicas Jeanilce Simionato e Rita Sampaio, citopatologistas do Centro", disse o gerente de laboratório do Caism, Francisco Santana.
Segundo ele, o tema foi considerado relevante pelos profissionais da unidade, sobretudo pelo fato de aproximadamente 90% da força produtiva do Caism ser constituída por mulheres. "As mulheres são também o objeto de ação do Centro", afirmou, acrescentando que a unidade vai promover reuniões regularmente para abordar temas importantes. "Fazemos questão que esses debates se tornem parte de um calendário de atividades", concluiu o gerente.
Referência
O Centro de Atenção à Mulher tem um papel importante e abrangente no trabalho de prevenção e controle do câncer de colo uterino. Só no laboratório da unidade, aproximadamente 3.500 laudos de exames citopatológicos, chamados de Papanicolau, são emitidos por mês para detectar lesões no colo do útero. O setor recebe lâminas de todos os municípios do Estado, que são submetidas a análise microscópica por profissionais qualificados.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Centro de Atenção à Mulher realiza reunião técnicocientífica – Foto: Márcio Garcez/Saúde