[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) oferece diversos serviços para o diagnóstico e tratamento de doenças mamárias. São consultas com mastologistas, realização de mamografias, biópsias, punções, citologias mamárias, entre outros, realizados diariamente na unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES). De acordo com a gerente de Serviço Especializado, Kátia Valença, o Centro registra todo dia cerca de 40 atendimentos para esses serviços.

Os motivos que mais levam as mulheres a procurar um mastologista são a presença de caroços, nódulos ou cistos mamários, mastalgia (dor nas mamas), retração do mamilo, presença de secreção, ferimentos e ulceração da pele. "É importante que as mulheres estejam sempre em alerta e procurem imediatamente um médico diante de algum desses sintomas", disse a gerente.

Kátia alertou para a importância do auto-exame da mama, segundo ela, a forma mais simples e segura de detectar em tempo hábil qualquer alteração. "As mulheres que ainda apresentam ciclo menstrual devem fazer o auto-exame uma semana após a menstruação. Já as mulheres menopausadas, ou seja, que não menstruam mais, devem escolher um dia específico do mês e realizar sempre naquela data", explicou, reforçando que o auto-exame deve ser feito mensalmente.

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher atende em média 1600 pacientes por mês. No local, são oferecidos serviços especializados de prevenção, diagnóstico e tratamento, como ultrasonografias, eletrocardiograma, assistência ginecológica, realização de pré-natal em gestações de alto risco, além de serviços de enfermagem, psicologia e assistência social, entre outros.

A unidade está localizada à avenida Tancredo Neves, s/nº, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). O telefone para mais informações é (79) 3218-9400.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.