[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) tem um papel importante e abrangente no trabalho de prevenção e controle do câncer de colo uterino. Só no laboratório da unidade, aproximadamente 3.500 laudos de exames citopatológicos, chamados de Papanicolau, são emitidos por mês para detectar lesões no colo do útero. O setor recebe lâminas de todos os municípios do Estado, que são submetidas a análise microscópica por profissionais qualificados.

De acordo com o gerente de laboratório do Centro, Francisco Santana, o serviço é de fundamental importância, já que o câncer de colo uterino é a principal causa de morte entre mulheres. "Laboratórios assim são fundamentais nos países onde essa forma de câncer figura como importante agravo de saúde pública", disse o microbiologista, ao destacar que o diagnóstico precoce é determinante para o êxito do tratamento.

As rotinas do laboratório são desenvolvidas por uma equipe de 35 pessoas, entre citopatologistas (médicos), técnicos de citologia (cito-técnicos), auxiliares de laboratório e agentes administrativos. "Aos médicos compete a análise conclusiva das lâminas, ou seja, eles são os responsáveis pelos laudos emitidos. Já os cito-técnicos fazem a análise inicial, uma espécie de triagem, antes de repassá-las para os citopatologistas. Os auxiliares de laboratório fazem a coloração e montagem da lâmina, enquanto os agentes administrativos fazem registros, conferências e digitação de laudos", explicou o gerente.

Coleta

Para garantir diagnósticos precisos, Francisco ressalta alguns cuidados indispensáveis. "Existem três estágios importantes: a coleta da amostra, a fase pré-analítica e a fase analítica. É fundamental que a coleta seja realizada por um profissional treinado, geralmente médico ou enfermeiro", frisou, acrescentando que na fase pré-analítica são cuidadosamente identificados a lâmina e demais documentos do paciente. Já a fase analítica consiste na coloração da lâmina, montagem e análise microscópica.

O Centro de Atenção à Mulher realiza outros serviços especializados de prevenção, diagnóstico e tratamento, como ultra-sonografias, eletrocardiograma, assistência ginecológica, realização de pré-natal em gestações de alto risco, além de serviços de enfermagem, psicologia e assistência social. A unidade está localizada na Avenida Tancredo Neves, s/nº, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). O telefone para mais informações é (79) 3218-9400.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.