[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, através do Centro de Arte e Cultura J. Inácio, apoia e incentiva a mostra “Divina Renda”,que será realizada pela Superintendência do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe (Iphan/SE).

A abertura do evento ocorrerá na próxima sexta-feira, 16, a partir das 19h, no Espaço de Exposições Temporárias, na casa do Patrimônio do Iphan/AL, em Maceió. O público poderá visitar a mostra durante o período de 17 de março a 8 de abril, de terça a domingo, de 11h à 17h, inclusive em feriados.

A partir da exposição da “Divina Renda”, pretende-se difundir o processo de registro da Renda Irlandesa, produzida pelos artesãos do município de Divina Pastora.

“Este trabalho é importante não só para gerar renda como também para salientar a identidade cultural e aspectos específicos desta arte. O Centro de Arte se encarregará  da seleção do material, montagem da exposição, seleção e escolha das peças, contato com artesãos e o acompanhamento do trabalho, uma vez que se trata de um evento itinerante”, destacou a diretora do Centro de Arte e Cultura, Marta Amaral.

Através de paineis e núcleos expositivos, a “Divina Renda” vai apresentar o histórico da localidade, a origem e o desenvolvimento na elaboração técnica da Renda Irlandesa, bem como sua utilidade no consumo de acessórios como enxovais, bolsas, porta-celulares, entre outros. Espera-se despertar nos visitantes curiosidades da produção deste trabalho e sua valorização artística.

Conforme a representante do IPHAN, Rosângela Barreto, “o evento pretende disponibilizar a trajetória do registro da Renda Irlandesa e protegê-la como Patrimônio Cultural. A proposta é levar este conhecimento a outros Estados”, ressaltou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.