Centro de Aracaju será palco hoje para várias manifestações artísticas
A abertura do evento será feita às 9 horas na praça Fausto Cardoso, com uma exposição folclórica, explicando através de cartazes o que é folclore e revelando manifestações culturais desde cantigas de rodas a literatura de cordel. Produtos feitos pelos Grupos da Terceira Idade e por integrantes do projeto Geração de Renda para famílias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), desenvolvidos pela Semasc, também estarão expostos na praça.
E para completar as apresentações de criatividade popular, o grupo de crianças e adolescentes que participa da jornada ampliada do Peti no bairro Jabotiana promete encantar o público com vários ritmos em sua apresentação chamada Resgate Cultural e o do Japãozinho mostrará todos os gingados da capoeira. Durante a manhã também serão comercializadas comidas típicas, como caruru, arroz doce e mungunzá.
Para fechar as comemorações alusivas ao Dia do Folclore, a partir das 14 horas será feito um desfile pelo centro da cidade de 15 grupos folclóricos formados por pessoas assistidas pelos programas sociais desenvolvidos pela PMA, por meio da Semasc. A concentração será na praça Olímpio Campos de onde sairá o cortejo que passará pelas ruas 24 horas, Laranjeiras, Itabaianinha, Geru, Calçadão da João Pessoa e chegando a praça Fausto Cardoso, onde cada grupo fará a sua apresentação.
Grupos Folclóricos que irão participar:
1- Grupo Flauta Doce – Projeto Criança Cidadã – Centro de Referência de Assistência Social a Criança e Adolescente (CRASCA), antigo CSU da Rua Alagoas – Siqueira Campos
2- Percussão – Criança Cidadã – CRASCA – Siqueira Campos
3- Resgate Cultural – PETI – bairro Jabotiana
4- Taieiras – Creche Menino Jesus – bairro São Carlos
5- Capoeira – PETI – bairro Japãozinho
6- PIZA Pólvora – PETI – Instituto Joana de Angelis – bairro Santa Maria
7- São Gonçalo – Idoso – CRASCA – Siqueira Campos
8- Pastoril – Idoso – bairro São Conrado
9- Reisado – Idoso – CRASCA – Siqueira Campos
10- Peneirou Xerém – Idoso – bairro Castelo Branco
11- Reisado – Idoso – bairro Farolândia
12- Samba de Coco – Idoso – bairro Alto da Jaqueira
13- Ciranda – Idoso – Associação das Lavadeiras
14- Reisado – Idoso – Aloque
15- Quadrilha – Idosos – bairro São Conrado[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]