Central de Regulação da Saúde é visitada por representantes de Manaus
A cidade de Manaus ainda não está com a sua rede de saúde informatizada e, na tentativa de implantar um sistema viável e eficiente, a equipe escolheu a capital sergipana para ser visitada. “Nós já conhecíamos a experiência de Curitiba e temos a proposta de uma empresa de tecnologia que trabalha com o Ministério da Saúde”, diz o técnico amazonense Sidney de Souza.
Segundo ele, ainda não está definido o modelo do sistema a ser implantado em Manaus, mas com base no que já conheceu aqui, é possível tirar algumas conclusões. “O Terminal de Atendimento do SUS que funciona integrado à Central de Regulação é uma ótima alternativa porque pode ser utilizado em pontos afastados sem muitos recursos técnicos e tem a vantagem do baixo custo-benefício”, afirma.
O atual sistema de regulação da SMS foi implantado em novembro do ano passado. A experiência anterior não estava integrada aos TAS, funcionando apenas como uma central de marcação. Agora é possível controlar melhor a distribuição e saber como está organizada a fila de espera, que tem como um dos principais critérios a necessidade de cada paciente.
Ontem os técnicos visitaram duas Unidades de Saúde da Família, sendo que uma delas já está na fase de implantação do código de barras para agilidade dos procedimentos no TAS. Hoje à tarde, eles também conheceram a Rede de Urgência e Emergência, incluindo a Central de Regulação do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu 192 Aracaju).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Central de Regulação da Saúde é visitada por representantes de Manaus – Fotos: Ascom/SMS