[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A vigésima jornada do censo social e educacional do Ministério Público está sendo realizada hoje, 18, no Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento, localizado no bairro Porto Dantas, zona norte da capital. O censo visa detectar as necessidades da comunidade convocando as autoridades competentes à avaliação dos serviços prestados aos cidadãos da localidade.

Foi com esse intuito que assessora técnica da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Edméa Machado, compareceu ao censo para analisar a prestação de serviço que a empresa vem executando na comunidade do Porto Dantas. De acordo com a assessora a participação dos órgãos municipais em atividades como o censo social e educacional promovido pelo Ministério Público, é importante tanto para analise dos serviços do órgão quanto para a comunidade. “O censo é importante para que os órgãos percebam estatisticamente os resultados das atividades desenvolvidas no bairro, e para a comunidade que será assistida pelas autoridades competentes”, explica.

A pesquisa de campo do bairro Porto Dantas foi realizada por 20 coordenadores do Ministério Público e 200 alunos voluntários da comunidade. Segundo o promotor responsável pelo Censo Educacional, Augusto César Leite, a participação dos alunos torna a pesquisa mais eficiente, além de fazer com que os estudantes sintam-se parte ativa nas ações políticas da sociedade. “O censo com os alunos voluntários torna a pesquisa mais eficiente, pois são conhecedores das necessidades da comunidade que residem. Mas o principal é fazer com que sintam-se politizados e atuantes nas atividades sociais que as autoridades promovem, pois isso é fundamental para formação dos alunos como cidadãos”, afirma.

Para a estudante Alice Pereira, 16, participar da pesquisa do censo na comunidade em que reside torna-a mais responsável como cidadã. “Participar como voluntária desse censo, tendo que observar o que falta em minha comunidade, me torna mais responsável. Tenho a sensação de que sempre vou poder colaborar para a melhoria da minha comunidade”, diz.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.