[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O gerente Nacional da Caixa Econômica, Delfino Souza, esteve nessa terça-feira em reunião com a secretário Municipal de Finanças, Oliveira Júnior, e equipes técnicas das duas instituições, discutindo a formulação de um convênio através do qual a Caixa apoiará o uso da certificação digital pela Prefeitura de Aracaju. Certificação digital é a tecnologia que assegura a fidelidade da transmissão de informações digitais através da internet. “É similar, nos documentos digitais, à uma assinatura oficial reconhecida em cartório”, informou Delfino Souza.

O Brasil é um dos países melhor servidos do mundo em matéria de automação bancária, e a certificação digital pode facilitar imensamente a redução da burocracia no trâmite de documentos fiscais, agilizando e simplificando a relação das empresas contribuintes com o fisco e facilitando a prestação de serviços pelo poder público. Segundo Delfino Souza, a Caixa é uma das principais autoridades certificadores atuantes no Brasil, e utiliza padrões de controle inteiramente adequadas ao padrão chamado IPC – Infra-estrutura de chaves públicas para a certificação digital.

Várias instituições brasileiras utilizam esta tecnologia com sucesso. É o caso da própria Presidência da República, que emite certificados digitais válidos até mesmo para a assinatura dos atos oficiais do Presidente e Ministros, assim como a Justiça Federal e diversos outras entidades públicas e privadas. Segundo o secretário de Finanças do município, o Governo do Estado de Pernambuco já utiliza com sucesso esta tecnologia, igualmente a partir de convênio com a Caixa Econômica.

A Secretaria Municipal de Finanças pretende, com o uso da certificação digital, ampliar a quantidade de serviços oferecidas aos contribuintes através da internet e agilizar os processo que, hoje, dependem do trâmite de papéis. Tanto as empresas como as pessoas físicas podem se tornar usuárias da certificação, mas imagina-se que existirá, em primeiro lugar, uma demanda maior por parte das empresas, devido ao grande volume de operações e à utilização diversificada que já fazem da internet. Segundo Oliveira Júnior, empresas que já utilizam certificação digital na troca de informações com a Receita Federal, com a própria Caixa no envio de dados do INSS ou com bancos e instituições financeiras privada, poderão, em breve, utilizar esses mesmos instrumentos na troca de dados com o município de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.