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O Ceac Móvel está em Itabaiana desde essa segunda-feira, 5 e permanece até sexta, 9, na Praça de Eventos. Em menos de dois dias, mais de 700 atendimentos foram prestados à população. O movimento de idosos tem sido grande por causa do recadastramento do INSS que exige a carteira de identidade atualizada. De Itabaiana, o ônibus da cidadania segue para Frei Paulo (12 a 14 de abril).

Desde quando foi lançado, em junho do ano passado, a cidade de Itabaiana foi o município onde o Ceac Móvel permaneceu mais tempo. Segundo o secretário Jorge Alberto, a permanência mais longa foi devido ao porte da cidade, que tem cerca de 90 mil habitantes, e por Itabaiana ser um município pólo do Estado.

O secretário visitou a unidade móvel acompanhado do prefeito Luciano Bispo, da primeira dama do município e secretária de ação social, Rosely Andrade dos Santos. Jorge Alberto mostrou os órgãos parceiros e os 85 serviços que são prestados na unidade. Falou do critério democrático adotado pelo Ceac Móvel que segue um cronograma estabelecido com base na agenda do Programa Sergipe de Todos e do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “O critério adotado evita polêmicas e favorecimentos, ao mesmo tempo em que facilita o gerenciamento do Ceac Móvel”, disse.

Em nove meses de atuação, o Ceac Móvel prestou 65 mil atendimentos e passou por 57 cidades (incluindo Itabaiana). “Esta é uma ação de cidadania do governo do Estado. O governador Marcelo Déda elegeu dois pilares no seu Governo: a inclusão pelo direito e a inclusão pela renda e é isto que estamos fazendo aqui. É o programa Sergipe de Todos, através da unidade móvel do Ceac, chegando ao povo itabaianense e de todo o agreste sergipano”, disse o secretário Jorge Alberto.

O prefeito Luciano Bispo ficou muito satisfeito com a passagem da unidade itinerante do Ceac Móvel pelo município. “O Ceac Móvel facilita a vida do cidadão que não precisa ir à capital para tirar seus documentos. E o que é melhor, sem custo algum. Para o cidadão, é de grande utilidade”, disse. “O Ceac Móvel é muito importante para atender a demanda”, complementou a primeira-dama.

Dezenas de idosos foram ao local renovar a carteira de identidade para poderem atender a exigência que vem sendo feita pelo INSS no momento do recadastramento de que o documento não pode ter mais de 10 anos de uso. A aposentada Maria Florência de Jesus, 68, veio com o esposo do povoado Mangueira renovar a sua identidade. “O serviço é ótimo”, falou.

A dona de casa Maria Francisca da Cunha Santos mora no centro da cidade e precisava renovar a RG que já tinha mais de 30 anos. Por ser portadora de necessidades especiais, o serviço foi até o carro que a trouxe para colher as digitais e a assinatura e depois para entregar o documento, tudo isso em menos de meia hora. “O atendimento é muito bom. Fantástico”, enfatizou.

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