Ceac móvel chega a Laranjeiras e permanece até a próxima quinta
Chegou a vez da população do município de Laranjeiras, a 19 quilômetros da capital, receber toda a estrutura da unidade móvel do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac Móvel), uma iniciativa do Governo de Sergipe, administrada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Desde esta segunda-feira, 8, até a próxima quinta-feira, 11, serão distribuídas 1.200 senhas.
Segundo a superintendente-geral de Modernização da Gestão da Seplag, Deborah Arôxa, essa é uma iniciativa importante do ponto de vista da inclusão social. “O Governo de Sergipe está dando prioridade aos atendimentos que estão na carta de serviços ao cidadão, identificados pela necessidade local. Essencialmente, nós, que trabalhamos com a unidade, podemos perceber que é muito importante o trabalho do Ceac Móvel porque leva cidadania a quem não tem condições de se deslocar para Aracaju, principalmente a população de povoados e as mais carentes”, analisa a superintendente.
Acompanhando de perto as necessidades da população local, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do município de Laranjeiras, Anete da Mota Santos, aponta como gratificante essa iniciativa para a região. “Apesar de ser próxima à capital, a cidade tem uma grande demanda, tendo em vista que há uma população que não consegue pagar um transporte para chegar a Aracaju. Com a parceria, o Governo do Estado entrou com a estrutura física, recursos humanos e tecnológicos. Nós, da prefeitura, entramos com a logística, contemplando a colocação de toldos, cadeiras e divulgação com carros de som por toda a região”, pontua.
População agradece
Já na manhã do primeiro dia em Laranjeiras, a população aproveitou para retirar documentos, como a carteira de identidade. Foi esse o caso da dona de casa Lucilene da Silva Matos, que levou a filha para tirar a primeira via da carteira de identidade. “Antes, eu precisava a única documentação que eu tinha dela era o registro de nascimento, que é frágil e difícil de ser transportado. Com a identidade é mais fácil. E, para nós, a vinda do Ceac foi fundamental porque eu não posso me deslocar para a capital”, detalha a dona de casa.
Para a estudante Maria Joseane dos Santos, de Capela, a estrutura da unidade surpreendeu. “É bem organizada e rápida. Consegui chegar, esperar alguns minutos e logo um dos atendentes me chamou. Foi bom porque agora, sim, poderei andar com um documento de identificação”, comemora a estudante.
Sobre a unidade móvel
A proposta bem sucedida dos Ceacs foi reunida em um módulo itinerante para promoção da cidadania. A unidade, que oferece 93 serviços através de 16 órgãos parceiros, é constituída por um ônibus que transporta toda a estrutura necessária para reproduzir o atendimento de uma sede institucional normal – com antena via satélite, computadores, impressoras, birôs, cadeiras e até tendas para espera.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Ceac móvel chega a Laranjeiras e permanece até a próxima quinta – Fotos: Victor Ribeiro/Seplag