[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na última semana, a população de Cumbe, no médio sertão sergipano, tem acesso à unidade móvel do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac Móvel), iniciativa do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). De segunda a quinta-feira, 933 pessoas tiveram acesso a 93 serviços de 16 órgãos parceiros.

Segundo a superintendente-geral de Modernização da Gestão da Seplag, Deborah Arôxa, essa é uma iniciativa importante do ponto de vista da inclusão social. “O Governo de Sergipe está dando prioridade aos atendimentos que estão na carta de serviços ao cidadão, identificados pela necessidade local. Essencialmente, nós, que trabalhamos com a unidade, podemos perceber que é muito importante o trabalho do Ceac Móvel porque leva cidadania a quem não tem condições de se deslocar para Aracaju, principalmente a população de povoados e as mais carentes”, analisa a superintendente.

O diretor geral do Ceac Móvel, Rodrigo Silveira de Farias, aponta que, desde o primeiro dia de atendimento no município o atendimento, a procura tem sido grande. “Sendo um projeto social, que visa oferecer serviços necessários, é de fundamental importância a vida da unidade móvel ao município. Atendemos à população afastada da capital, que não tem condições de se deslocar para resolver algum dos 93 serviços que ofertamos, como a retirada de carteira de identidade, de carteira de trabalho e passe livre para idoso viajar sem custo pelo Estado, por exemplo”, ressalta.

População

O agricultor Dogival Santos Passos foi atendido pela unidade itinerante do Ceac e aprovou. “Precisei trocar a carteira de identidade e tirar a de trabalho. Consegui de forma rápida e prática, sem precisar pegar um transporte para me deslocar para Aracaju. É uma iniciativa que favorece a população do interior e facilita a nossa vida”, analisa Dogival.

Prestes a entrar formalmente no mercado de trabalho, o estudante Raimundo Alves Santos Neto recorreu ao Ceac Móvel para retirar a primeira via da carteira de trabalho. “O atendimento foi rápido e de qualidade. E está possibilitando que jovens e adultos do interior tenham acesso a benefícios, principalmente para fazer documentos fundamentais para a nossa cidadania”, ressalta o estudante.

Por sua vez, a aposentada Maria Jenice Vieira utilizou a unidade para retirar o passe livre, que oferece o direito do idoso viajar sem custos pelo interior. “Essa é uma iniciativa do Governo do Estado que beneficia diretamente a nós, população do interior. Consegui ser atendida de forma rápida”, aponta a aposentada.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.