Ceac da Rua do Turista contabiliza 877 atendimentos
Os números comprovam a importância dos Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceac’s). Somente nessa terça-feira, 20, dia em que o governador Marcelo Déda inaugurou mais um Ceac, situado no 2º andar da Rua do Turista, foram realizados um total de 877 atendimentos, com destaque para os serviços ligados ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), que contabilizou 645 atendimentos.
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) registrou 100 atendimentos, seguido pelo Ministério Público (4), Secretaria do Planejamento (2), Tribunal de Justiça de Sergipe (4), Tribunal Regional do Trabalho (2), Justiça Federal de Sergipe (3), Tribunal Regional Eleitoral (2) e Banese (115).
Considerando a premissa de que o papel do Estado é servir à sociedade, a criação do novo Ceac da Rua do Turista, inaugurada pelo chefe do executivo estadual, demonstra a descentralização da prestação de serviços do Estado, facilitando a vida do cidadão e desburocratizando a administração pública.
Segundo o diretor-geral do Ceac da Rua do Turista, Moisés Santana, 85 serviços estão sendo ofertados à população. A estrutura funciona de segunda a sexta, das 7h15 às 17h45, e aos sábados, das 7h15 às 12h45. O novo Ceac conta com órgãos parceiros como: Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), Tribunal Regional Federal (TRF), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Ministério Público do Estado (MPE), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Superintendência de Transporte (Setransp), Companhia de Saneamento (Deso) e Banco do Estado de Sergipe (Banese).
Como o quantitativo de público surpreendeu no primeiro dia de funcionamento, a expectativa é que 1.500 pessoas passem pelo Ceac diariamente. “Apenas o TRE deve levar 400 pessoas ao Ceac por dia”, relatou o diretor-geral Moisés Santana. Ele informou ainda que, por problemas técnicos, o TRE e o Detran estão sem funcionar plenamente. “Estamos aguardando o link de rádio para esses órgãos, mas até amanhã, tudo estará resolvido”, avisou.
Usuários
O aposentado Ojanilton da Silva Oliveira foi ao Ceac pela primeira vez. “Aproveitei para conhecer o local e fazer a recarrega do Cartão Mais Aracaju da minha filha, no Setransp. Um novo local de atendimento facilita a vida da população”, enfatizou, ressaltando que também aprovou o atendimento. “Aqui, recebi um bom atendimento, pois aguardei sentado e no ar condicionado”.
O frentista José Luiz Santos Trindade, que viu na televisão a inauguração do Ceac, não pensou duas vezes na escolha de onde resolve algumas questões no tocante a Deso. “Achei mais prático vir a Rua do Turista, porque consigo em um único local resolver várias coisas e ainda aproveito e visito minha mãe, que reside próximo daqui”, contou.
Comerciantes
O diretor geral do Ceac da Rua do Turista, Moisés Santana, disse que os comerciantes da Rua do Turista esperam um acréscimo de 60% no aumento das vendas com a inauguração do Ceac. “Estão todos animados e a expectativa é grande entre os comerciantes”.
A gerente da loja de bijuterias, Priscila Muniz, reafirma a informação de Moisés. De acordo com ela, a perspectiva no crescimento do número de visitantes é positiva. “Hoje, atendemos 200 pessoas por dia. Com o Ceac, a espera é de um aumento de 100%”.
O gerente de uma loja de confecção de roupas masculinas, Diego Gonzales, já percebeu uma melhora no fluxo de pessoas. “Acreditamos que vai melhorar ainda mais. Resolvemos apostar no local sem saber que o Ceac viria para cá, com a chegada do Centro, temos a certeza que fizemos a escolha certa. Diariamente, entre 30 e 40 pessoas passam pela loja, a esperança agora é que o crescimento seja de 60% nas vendas”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Ceac da Rua do Turista contabiliza 877 atendimentos – Fotos: Wellington Barreto/ASN