Catadores do Agreste sergipano participam de capacitação
Com recursos da União, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), vem promovendo, desde a semana passada, a realização de curso de capacitação destinado aos catadores de matérias recicláveis. Nesta segunda-feira, dia 23, o curso ocorreu na cidade de Ribeirópolis, município sede do Consórcio Público de Saneamento Básico do Agreste Central, com a participação do secretário Genival Nunes.
A capacitação dos catadores é uma das premissas da Política Nacional de Resíduos Sólidos(Pnrs), a qual prevê em seu texto o incentivo às organizações de catadores, assim como a participação delas na gestão integrada dos resíduos sólidos e na cadeia produtiva.
Abraçando o desafio que se colocou o Brasil desde a sanção da Lei 12.305 da Pnrs, que é o de encerrar os lixões a céu aberto em 2014 e inserir os catadores na cadeia produtiva, o Governo de Sergipe vem trabalhando em uma série de etapas para o cumprimento da lei no Estado.
“O curso abrangerá os quatro Consórcios Públicos de Saneamento Básico do Estado de Sergipe (Cpsb). Os catadores de lixões e os coletores de rua do Sul e Centro Sul de Sergipe foram os primeiros a participar do curso, faltando agora serem capacitados os catadores dos consórcios públicos de saneamento básico da Grande Aracaju e o do Baixo São Francisco Sergipano”, explica a superintendente de Educação, Qualidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semarh, Fátima Maynard.
Com iniciativa apoiada pelo ministério Público Estadual (MPE), o curso de capacitação conta com a participação de 30 catadores por consórcio. A perspectiva da Semarh no projeto de capacitação é que esses atores tornem-se multiplicadores para os demais catadores de seus municípios. Somente no Agreste Central, consórcio criado com a participação de 20 municípios- o número de catadores registrados marca, em média, 250 pessoas entre homens e mulheres.
Segundo o representante do MPE, José Soares Aragão, o foco frente aos catadores é a solidificação da Coleta seletiva e da inclusão social da classe. “A máxima desse trabalho que vem sendo feito pela Semarh junto aos consórcios de saneamento básico é o tratamento adequado do lixo com inclusão social dos catadores, conforme previsto na lei 12.305”, comenta Aragão.
Ressalta que os catadores poderão contar com a Rede de Comercialização que já é uma realidade em Sergipe. “Assim eles poderão se desvencilhar dos atravessadores mantando uma venda justa dos materiais recicláveis. Inclusive, por conta dessa organização, já existem indústrias no Estado que já compram material diretamente com a rede”.
Presente também na abertura da capacitação, o presidente do Consórcio do Agreste Central, o prefeito de Ribeirópolis João Francisco da Cunha (João de Nêga), revela que as ações sobre os Resíduos Sólidos só crescem. “Desde que assumi o governo da cidade e a presidência do consórcio não conto as inúmeras reuniões, seminários e capacitações para os gestores, e como complemento de um projeto vejo agora sendo realizada a capacitação dos catadores. Essa trajetória só nos possibilita a crê que a Política de Resíduos Sólidos em Sergipe é muito mais que algo escrito no papel, ela é real e será efetiva em todos os municípios”, conta orgulhoso o prefeito.
“Os catadores do consórcio do Agreste recebem a capacitação que é merecida á classe. Por anos eles realizam um serviço ambiental de limpeza pública e proteção do meio ambiente, gratuitamente. Agora chegou a vez de dar a cada um deles o seu devido valor. Após superar desafios com a criação do consórcios, a capacitação dos catadores é mais uma etapa para ser vencida”, declarou o superintendente do consórcio do agreste central, Caio Marcelo Valença.
O curso
Os catadores terão curso de três dias consecutivos na cidade de Ribeirópolis, no total de 12 horas. Com horários de 8 às 12hs, e das 14 às 18hs, os catadores desfrutam de uma didática positiva, a qual discute temas como “Origem do Catador”, texto que aborda o contexto histórico, social e ambiental dos catadores. Essa didática do curso está sendo ministrada pela técnica ambiental da Semarh, Ismeralda Barreto.
“Organização de Cooperativas de Catadores”, esse é um outro tema observado pelos catadores participantes. A aula é dada pelo presidente da Central Recicle, da Cooperativa de Catadores de Sergipe (Care), Adriano dos Santos. As demais palestras e dinâmicas estão sendo ministradas pelo educador da área de gestão empresarial, Antônio Neto.
Novas Capacitações
As próximas capacitações irão acontecer nos Consórcios Públicos do Baixo São Francisco Sergipano e no da Grande Aracaju. No Baixo, o curso ocorrerá no período 01 a 03 de outubro, na cidade sede do consórcio, o município de Propriá. No período de 15 a 17 de outubro, o curso ocorrerá em Laranjeiras, também sede do consórcio Público da Grande Aracaju.
A abertura do evento contou com autoridades municipais, a exemplos de secretários de meio ambiente e também da agricultura.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Catadores do Agreste sergipano participam de capacitação – Fotos: Ascom/Meio Ambiente