[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo de Sergipe, através das Secretarias de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e da Educação (Seed), realiza nesta terça-feira, 3, a aula inaugural do programa Sergipe Alfabetizado para os beneficiários do programa de inclusão e transferência de renda Mão Amiga. A iniciativa acontece às 9 horas, no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju.

A meta nesta fase é ensinar 1.458 trabalhadores analfabetos – entre    catadores de laranja e cortadores de cana-de-açúcar  – a ler e escrever, garantindo a eles a possibilidade de se desenvolver e conquistar novos horizontes para o seu futuro e o de suas famílias.

De acordo com a técnica do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Auta Arnaldo, a duração do curso de qualificação profissional é de sete meses. Os beneficiários serão alfabetizados com um material didático totalmente adaptado à sua realidade e complementar às aulas de qualificação profissional em nove módulos: Cidadania, Higiene Pessoal, Formação de pragueiros, Fruticultura, Hortaliça, Farmácia Viva, Agroecologia, Comércio e Marketing e Cooperativismo. Além disso, eles estudarão conteúdos específicos do Sergipe Alfabetizado.

“Desde a implantação do Mão Amiga a preocupação do Governo é capacitar os trabalhadores rurais beneficiados para que eles melhorem de vida, que entrem no mercado de trabalho e se tornem cidadãos completos. Alfabetizá-los é fundamental para que isso aconteça”, ressaltou Auta, acrescentando que além das aulas teóricas, os alunos receberão ensinamentos práticos sobre agricultura.

Sergipe Alfabetizado

Desde que foi instituído pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação, o programa já alfabetizou mais de 170 mil pessoas acima dos 15 anos. O Sergipe Alfabetizado está em consonância com o Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, e tem como meta iniciar o processo de alfabetização de jovens e adultos para erradicar o analfabetismo no Brasil.

No módulo 2010/2011 (dezembro de 2010 a junho de 2011), o processo de alfabetização foi iniciado com 40 mil alunos cadastrados. Concluíram o curso 33.704 pessoas. Deste total, 21.085 alfabetizandos foram considerados aptos a continuar os seus estudos na EJA.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.