Casos de dengue são controlados pela Saúde Municipal
Em 2005, de janeiro a julho, a SMS registrou 133 casos da doença. Uma queda de 91,4% frente aos 1.555 confirmados em 2002. Conforme explica a coordenadora do Programa Municipal de Controle de Dengue, Sidnei Sá, desde 2002 a SMS controla os números de notificação e confirmação da doença em Aracaju. Segundo ela, embora Aracaju seja o município com maior concentração populacional do Estado, é o único que trabalha com números reais de notificação e confirmação da doença. “Desde 2002 que trabalhamos com números reais através das notificações e dos casos confirmados nas Unidades de Saúde da Família”, explica.
A queda das notificações reflete o trabalho que vem sendo desenvolvido pela SMS no combate à proliferação do mosquito transmissor da doença. Segundo Sidnei Sá, há um acompanhamento diário por parte dos agentes comunitários de Saúde que desenvolvem trabalhos através de visitas de rotina com ações educativas que envolvem a orientação preventiva e de controle da doença. A partir de 2002 os números da Dengue na cidade foram caindo. Em 2003 a SMS já havia reduzido 544 confirmações da doença em relação ao mesmo período em 2002. Já em 2004, o município registrou a primeira grande baixa da doença na cidade, quando houve uma redução para 295 casos no ano inteiro.
Além dos trabalhos desenvolvidos no combate à proliferação do mosquito, a SMS também oferece atendimentos especializados aos pacientes com dengue. Aqueles pacientes que são notificados nas unidades de saúde são conduzidos à sorologia, exame laboratorial que comprova a presença da doença. Quando confirmada, o paciente passa pelo exame de isolamento viral, mediante a coleta do sangue, comprova-se quais os tipos de vírus circulam hoje na cidade, combatendo, desta forma, as incidências de dengue hemorrágica e a redução da letalidade dos casos da doença. Em 2005 a SMS registrou apenas um caso de dengue hemorrágica. Nenhum óbito foi registrado neste ano.
Sidnei alerta que a Dengue é uma doença que está presente o ano todo, devendo o seu controle ser constante e intenso. “O papel que os agentes comunitários de saúde desempenham na visita às casas é de extrema importância, a população ainda não está devidamente educada para se prevenir”, conclui.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Casos de dengue são controlados pela Saúde Municipal – Ação dos agentes da dengue