Case já realizou mais de 50 mil dispensas de medicamentos em 2007
Desde o mês de janeiro, a farmácia do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) já realizou mais de 50 mil dispensas de medicamentos, beneficiando cidadãos de todo o estado. Em 2006, foram pouco mais de 20 mil dispensas realizadas. O Case é a unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que fornece remédios de alto custo a portadores de patologias crônicas, como mal de Alzheimer, esquizofrenia, epilepsia refratária e mal de Parkinson, entre outras.
De acordo com a coordenadora geral do Centro, Joélia Silva, o aumento expressivo resulta da organização do processo de trabalho e da postura transparente que o Governo de Sergipe adotou para realizar os procedimentos. "Atendemos a todos que nos procuram, sem qualquer distinção. Temos usuários encaminhados pelas secretarias municipais de saúde, pelo Ministério Público, pacientes da rede hospitalar, demanda espontânea, enfim, não importa o meio, o acesso é igualitário", disse.
Joélia frisou que são mais de 130 itens dispensados pela unidade, medicamentos de alto custo e de uso contínuo. Existem ampolas que chegam a custar até R$ 5 mil e comprimidos cujas caixas custam R$ 900 cada. "A renda familiar desses pacientes, em relação ao custo dos medicamentos, é incompatível para que eles façam o tratamento de forma ininterrupta", comentou a coordenadora, acrescentando que o Case recebe em média 35 novos cadastros de pacientes por dia.
Na manhã desta segunda-feira, 5, a dona de casa Maria Lúcia Teixeira esteve pela primeira vez na farmácia do Case para buscar os medicamentos Noripurum e Interferon Alfa-2b, indicados para o tratamento de anemias associadas à insuficiência renal crônica. "Minha mãe fará uso contínuo desses remédios. Fiquei muito feliz quando o médico disse que teríamos acesso gratuitamente, senão seria impossível manter o tratamento", afirmou Maria Lúcia.
A baiana Soraia Monteiro Palma, que há seis meses reside em Aracaju, já esteve no Case três vezes para buscar o medicamento Lípitor para a vizinha, uma senhora de 66 anos que tem dificuldade para se deslocar por causa de um derrame cerebral. "É um benefício e tanto para os cidadãos, não só para os mais carentes. Mesmo quem tem uma condição financeira melhor, sente dificuldade para manter um tratamento com remédios tão caros", disse Soraia.
Outros serviços
Além de fornecer medicamentos de alto custo, o Case atende solicitações de próteses ortopédicas e auditivas, órteses e meios auxiliares de locomoção para portadores de deficiência. Através do programa de Tratamento Fora do Domicílio, a unidade também viabiliza atendimento médico-hospitalar fora de Sergipe para casos de alta complexidade. O Centro está localizado na Travessa Juca Barreto, 177, bairro São José. Os telefones são (79) 3234-3400 e 3234-3401.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Case já realizou mais de 50 mil dispensas de medicamentos em 2007 – Foto: Márcio Garcez