‘Carta de Sergipe’ solicita manutenção de recursos do IGD para Bolsa Família e CadÚnico
Os participantes do IV Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único discutiram nesta sexta, 18, os eixos centrais do evento e elaboraram a ‘Carta Sergipe’ com propostas para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS).
O encontro promovido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) teve início na última quarta-feira, 16, e se encerra nesta sexta. Coordenadores Estaduais do Programa Bolsa Família das três áreas – Saúde, Educação, Assistência Social – e coordenadores Estaduais do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, além de membros da Instância de Controle Social Estadual do Programa Bolsa Família participam do evento.
O coordenador estadual do Bolsa Família e CadÚnico de Sergipe, Carlos Ferreira Passos, explicou a dinâmica das discussões realizadas no último dia do encontro.
“Formamos cinco grupos divididos por região do Brasil para discutir quatro eixos centrais: Cadastro Único, Gestão do Programa Bolsa Família, Gestão de Condicionalidades e Gestão da Intersetorialidade. Cada grupo vai expor os avanços e desafios que encontram em seus estados para que possamos, em conjunto, pensar em como aperfeiçoar o programa”, disse.
Carlos acrescentou ainda as principais recomendações que estão contidas na Carta Sergipe. “Inclui reivindicações ao MDS, através da solicitação de reuniões com as três áreas que envolvem o Bolsa Família, como Saúde, Assistência e Educação. Outra recomendação é que o MDS mantenha o recurso do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) apenas para o Bolsa Família e CadÚnico”, relatou o coordenador, enfatizando que possivelmente, São Paulo será o próximo estado a receber o V Encontro Nacional .
A coordenadora do PBF de Alagoas, Maria José Cardoso, destacou o encontro como um momento de conhecimento dos participantes. “Esse encontro foi muito proveitoso, adquirimos muito conhecimento para o trabalho que realizamos. Estamos consolidando informações e socializando as dúvidas e os nossos desafios com os outros participantes”.
A coordenadora de frequência escolar no Bolsa Família do Amazonas, Isamara Ohana, relatou que durante as discussões as propostas de melhorias do programa são discutidas coletivamente. “O momento em que nos reunimos em grupo é fundamental para discutir os detalhes de todos os eixos, cada um opinando sobre as necessidades do seu estado”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Carta de Sergipe’ solicita manutenção de recursos do IGD para Bolsa Família e CadÚnico – Fotos: Edinah Mary/Seides