Carmópolis encerra semana de realizações da Consocial em Sergipe
Distante 47 km da capital sergipana, o município de Carmópolis promoveu nesta sexta-feira, 10, a última Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial) desta semana e a 37ª Conferência realizada em Sergipe. Contando com a participação da caravana do Governo de Sergipe, através da Controladoria Geral do Estado (CGE), e fundamental engajamento dos mais amplos setores da população local, a Conferência trouxe à tona relevantes questões que contribuem para o desenvolvimento de Carmópolis.
Com o tema ‘A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública’, a Consocial resultou na elaboração de 20 propostas e a eleição de 10 dos 12 delegados – prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores são delegados natos – que serão encaminhados à Consocial Estadual para representar as principais demandas do município. A etapa estadual da Conferência em Sergipe acontece nos dias 27 e 28 de março na capital sergipana, seguida pela Consocial Nacional, de 18 a 20 de maio, em Brasília.
Representando a prefeita da cidade, o vice-prefeito João Gilberto Oliveira, conhecido como Gil, acredita que é preciso que a sociedade tenha a devida consciência do poder e do papel fundamental que possui na condução da Administração Pública. “À medida que o povo entende a força cidadã que tem, sua participação na realidade pública será muito mais eficaz e valiosa na fiscalização e acompanhamento das ações do gestor”, afirma.
Gil reforça que, atendendo a legislação, a Prefeitura da cidade já vem realizando uma intensa política de transparência pública e de estímulo ao controle social, a exemplo das atividades do Orçamento Participativo, dentre outros. “A sociedade tem conquistado um significativo espaço nas questões públicas. Nesse contexto, entendo que a Consocial é imprescindível para qualquer gestor público e que não para por aí. Temos que fazer cada vez mais eventos como este para conscientizar a sociedade de que ela tem um papel fundamental na Gestão Pública”, avalia o vice-prefeito de Carmópolis.
Anseios populares
Uma eficiente cobrança de maior transparência na execução orçamentária do poder público e a apuração e punição de servidores acusados de corrupção estiveram dentre as principais propostas elaboradas e priorizadas ao longo da Conferência em Carmópolis.
O coordenador em exercício do Núcleo de Prevenção da Controladoria Geral da União Regional Sergipe, CGU/SE, Geilson Leão, aponta que, ao longo da etapa municipal, é possível ver pessoas dispostas a debater e apresentar propostas com grande disposição em prol do bem público, mesmo com a grande diversidade em termos de questões locais.
“Esta foi uma semana muito rica em termos de Conferências, com bastantes debates e saldos positivos. A gente espera que todos os resultados oriundos de cada Consocial possam ser bem trabalhados tanto no Estado, quanto na Conferência que acontece em Brasilia”, aposta o coordenador de CGU/SE.
Segundo o secretário municipal de Controle Interno e presidente da Comissão Organizadora Municipal (Comu) da Consocial, Gilson Maciel, apesar do intenso trabalho mobilização e conscientização da população carmopolitana acerca dos debates da Conferência, a divulgação boca a boca foi fundamental para atrair as comunidades para o evento.
“A Consocial é uma Conferência que congrega o povo como um todo. Portanto, nada mais justo que a própria sociedade civil possa executar e dar o tom aos trabalhos da Consocial em Carmópolis. Tenho absoluta confiança que o grande benefício de tudo isso está na verdadeira promoção da transparência que tanto o governo prima, viabilizando um adequado trabalho da gestão pública com a sociedade”, observa o secretário.
O plataformista Sandro Vieira diz que ficou encantado com tamanho comprometimento do povo de Carmópolis na luta pela transparência e pelo controle social. “É satisfatório ver que as pessoas saíram cedo de suas casas para em discutir com a própria prefeitura assuntos do interesse de todos. Espero realmente que as propostas de hoje possam ser adotadas não só em Carmópolis, mas também no Estado, e quem sabe, no país todo”, acredita.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Carmópolis encerra semana de realizações da Consocial em Sergipe – Fotos: Ascom/CGE