[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Comemorado oficialmente no próximo dia 22, o dia do Folclore, data importante para um Estado rico em manifestações folclóricas, como é o caso de Sergipe, está sendo lembrado pelo Centro de Apoio Psicossocial (Caps Liberdade) através do projeto Danças e brincadeiras folclóricas.

A idéia do projeto é resgatar a importância do folclore no desenvolvimento humano e na integração com a sociedade, mapeando as expressões culturais de cada usuário e estimulando o uso da criatividade e o resgate dos valores culturais de Sergipe.

O projeto foi iniciado no primeiro dia do mês através das oficinas que trataram do tema. Segundo o oficineiro do Caps Liberdade, Antônio Aragão, durante os dez primeiros dias de agosto os usuários de todas as oficinas e grupos terapêuticos do Caps Liberdade, que compreendem aproximadamente 30, desenvolveram atividades voltadas ao folclore. São resgates de brincadeiras e brinquedos folclóricos, danças populares, grupos de pesquisa, montagem de apresentações teatrais, de danças, brincadeiras e expressões corporais, entre outros.

“Nós trabalhamos o tema dando ênfase às manifestações do Estado, que não são poucas. Com as oficinas eles tiveram um contato maior com grupos como Taiera, Cacumbi e São Gonçalo. Na sexta-feira estaremos recebendo a comunidade e escolas para visita da exposição que estaremos realizando no Cultart”, explica Aragão.

Algumas oficinas do Caps que trabalham com reciclagem estão preparando as decorações da exposição. Os usuários também preparam para expor um estandarte com as referências do folclore sergipano.

A programação prossegue até o final do mês com atividades como mutirão de beleza; visitação às atividades folclóricas; passeio e piquenique à praia de Atalaia; tarde de lazer no Parque da Sementeira e uma exposição que será realizada na praça Fausto Cardoso no próximo dia 18. Na tarde de hoje, 15, o professor Otávio Luiz ministrou uma palestra com título “Folclore Sergipano”, na qual todos os Caps enviaram representaes para participar do evento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.