Capacitação sensibiliza gestores para Segurança e Medicina do Trabalho
Garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os servidores das unidades geridas pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). Esta é uma das metas da FHS com a criação do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Para garantir a sensibilização dos gestores de todas as unidades, foi promovida uma capacitação sobre o assunto. O evento, que aconteceu nesta quarta, 5, e quinta-feira, 6, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi dividido em quatro turmas e reuniu cerca de 100 pessoas.
A FHS montou um núcleo básico com braços em todas as unidades que estão sob a sua gestão. “A depender do porte da unidade, é que o trabalho do SESMT vai ser dimensionado. Algumas unidades precisarão de médico, técnico de segurança, engenheiro, enfermeiro. Essa dimensão é feita dentro de um padrão legal”, explicou o médico Celso Marques, gerente de saúde ocupacional da FHS. “No final, quem ganha é a população que é atendida por profissionais mais satisfeitos e saudáveis”, reiterou.
O trabalho do SESMT já foi iniciado em todas as unidades. Agora, serão iniciadas as capacitações contínuas. “É uma coisa que envolve todos os setores. Só teremos êxito se houver primeiro o entendimento por parte dos gestores para, posteriormente, eles repassarem aos servidores. Nesse momento, nosso objetivo é conceituar o serviço, por quem é composto, quais as realizações”, frisou o gerente.
O médico reforçou que, desde que foi criada a Fundação Hospitalar, a equipe trabalha para implementação do serviço. “Ele já vem sendo estudado, houve todo um interesse por parte da FHS, com o apoio da Secretaria de Saúde”. Segundo ele, este é um desejo antigo dos servidores. “Desde 1987, sou médico do Huse [Hospital de Urgência de Sergipe] e este era um sonho antigo dos trabalhadores. É um sonho ver isso acontecendo”, disse.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Capacitação sensibiliza gestores para Segurança e Medicina do Trabalho – Fotos: Marco Vieira