Capacitação estimula a cultura exportadora em Sergipe
Sergipe recebeu nesta quinta-feira, 16, mais uma capacitação do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) – que possui programação mensal no Estado. Realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com o Governo de Sergipe – através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), Receita Federal (RF) e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o evento visa promover ações de desenvolvimento e difusão da cultura exportadora.
No período da manhã foi ministrada palestra sobre a ‘Facilitação no Processo de Exportação e Importação e Inovação como Ferramenta de Competitividade’, pelo chefe substituto da Divisão de Administração Aduaneira da Superintendência Regional da Receita Federal da 5ª região fiscal, Hélio Sandro. Inicialmente, Hélio esclareceu que a Receita Federal possui um leque de ações que podem ser aproveitadas pelos empresários. “O simulador do Tratamento Tributário e Administrativo das Importações que temos no nosso portal é um bom exemplo para aqueles empresários que desejam simular uma importação”, cita.
Hélio Sandro falou ainda sobre os Manuais Aduaneiros. “Talvez esta seja a parte mais complexa do percurso pra quem compra produtos fora do país. As pessoas precisam entender os impostos que existem em cima do produto. Fazemos questão de participar de capacitações, para informar e tirar dúvidas”, disse ao mostrar ao público como funciona o site da Receita Federal.
Durante a tarde, a palestra ‘Barreiras Técnicas às Exportações’ foi ministrada pelo pesquisador tecnologista do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Diego Eugênio Pizetta. “Apresentamos as exigências técnicas do comércio internacional; o que as empresas precisam saber nessa área para exportar; e quais serviços o Inmetro oferece para ajudá-las no processo. Às vezes por uma questão mínima, um rótulo que não foi feito, por exemplo, o produto é barrado e vira um problema para a empresa”, explica Diego.
A analista técnica da divisão, Lígia Ferreira de Souza deu sequência ao evento, abordando a gestão da qualidade para superação das barreiras técnicas. “Este é um fator de estratégia para a empresa e como ela vai além do produto, trazendo qualidade organizacional e motivação para os funcionários e assim, transpassando para seus clientes um valor a mais. O evento tem uma forte presença aqui e é importante que esses conceitos sejam passados para as empresas, a fim de que elas apliquem no dia a dia e melhorem a competitividade”, conta Lígia.
O organizador do evento e técnico da Sedetec Thiago de Souza Oliveira ressaltou que este já é o terceiro evento do Plano Nacional de Cultura Exportadora. “É importante destacar que teremos capacitações na área de comércio exterior em quase todos os meses do ano e, para tanto, é importante a presença dos parceiros envolvidos com o projeto e, sobretudo, a participação dos empresários interessados em aumentar suas vendas tendo como público alvo o comércio exterior. O nosso principal objetivo é desenvolver a cultura exportadora no nosso Estado apresentando, aos empresários, novas oportunidades de negócios.”, concluiu.
De acordo com o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, a realização dessa Capacitação deve-se à articulação do Departamento Técnico da Sedetec que visa ampliar o potencial exportador dos empresários sediados em Sergipe. “No atual cenário do comércio internacional é de fundamental importância que esforços sejam desenvolvidos no sentido de aumentar a participação das exportações sergipanas no grupo das exportações brasileiras”.
Sergipe
Integrante da PNCE, Sergipe esteve representado na última segunda-feira, 15, entre as 23 unidades federativas reunidas em Brasília para o lançamento de 15 mapas estratégicos e de oito planos de ação de comércio exterior. Durante o encontro foram elaborados planos de ações com atividades de formação, capacitação e sensibilização, com foco no curto prazo e no trabalho de base, para o desenvolvimento de uma cultura exportadora mais robusta.
O PNCE está estruturado por ações divididas em cinco eixos temáticos: cultura exportadora, inteligência comercial e competitiva, ambiente de negócios, diversificação e qualificação da pauta exportadora e promoção comercial. São exemplos destas ações a realização de cursos, consultorias e oficinas sobre comércio exterior, além de atividades para participação em feiras e eventos internacionais de exposição de produtos e rodadas de negócios. As ações do PNCE são monitoradas em tempo real pelo Sistema de Informações Gerenciais (SIG), que permite o acompanhamento e a avaliação das atividades.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Capacitação estimula a cultura exportadora em Sergipe – Fotos: Jairo Andrade/Ascom Sedetc