[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Começou nesta segunda-feira, 5, no Hotel Parque dos Coqueiros, a última etapa da capacitação do programa Sergipe Alfabetizado, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED). Estão participando 486 alfabetizadores e coordenadores, que atuarão em diversos municípios sergipanos. A meta do Governo de Sergipe é garantir, através do programa, a redução dos índices de analfabetismo no Estado, alfabetizando 120 mil jovens e adultos em quatro anos. Em Sergipe existem 284 mil analfabetos, um número que chega a 19,7% da população.

Ao fim da capacitação, que ocorreu em cinco etapas, 1.702 alfabetizadores e coordenadores estarão treinados para contribuir com a redução do analfabetismo. Nesta última etapa participam professores da Diretoria Regional de Educação 7 (Porto da Folha, Gararu, Itabi e Nossa Senhora de Lourdes) e da Diretoria Regional 8 (Santa Rosa de Lima, Riachuelo, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Santo Amaro das Brotas, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Itaporanga D’Ajuda), além dos municípios de Poço Redondo e Campo do Brito. Até o momento, a Secretaria da Educação cadastrou 28 mil jovens e adultos.

"Esse é o início de um trabalho de resgate da cidadania. Podemos considerar um marco histórico para Sergipe, uma vez que esse programa está sendo realizado de forma diferenciada e com qualidade", destacou o professor José Genivaldo Mártires, coordenador do Sergipe Alfabetizado. "Os alfabetizadores que irão receber a capacitação estarão instrumentalizados para desenvolver um trabalho com qualidade", acrescentou o coordenador estadual.

A professora Isis Mota Rodrigues Dantas, que também coordena o Sergipe Alfabetizado, apresentou aos participantes toda a estrutura curricular da capacitação. "Serão apresentados temas como Princípios da Alfabetização, Ciências Sociais e Naturais, Educação Especial e Empreendedorismo", informou.

Para a alfabetizadora Maria Neide, do município de Laranjeiras, a capacitação é uma oportunidade de conhecer novas metodologias de trabalho, como também colaborar com a alfabetização dos jovens e adultos.

"Espero participar de forma efetiva desse treinamento. Sei do meu compromisso e por isso vou me dedicar de coração para aprender bastante e repassar todo o conhecimento aos alunos", disse.

Já na próxima segunda-feira, Maria Neide, e outros 485 alfabetizadores estarão em sala de aula passando as informações para os alunos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.