[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o compromisso de profissionalizar as instituições não governamentais parceiras na execução de políticas públicas, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) começou hoje curso de capacitação para preparar os agentes do Terceiro Setor para administrar os projetos sociais na perspectiva de desenvolver ações mais efetivas e qualitativas para o atendimento a crianças e adolescentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social.

O curso terá duração de 12 horas e está acontecendo no auditório do Real Praia Hotel com aulas ministradas pelo facilitador René Steuer, consultor em gestão e capacitação de recursos, fundador da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). Durante a capacitação estão sendo realizadas discussões, palestras e dinâmicas em grupos voltadas para captação de recursos, gestão e sustentabilidade.

De acordo com a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ana Célia dos Santos, a capacitação surgiu da necessidade de estruturar e dar suporte as instituições parceiras para que elas possam agir com autonomia e independência. Para Ana Célia, esta parceria é fundamental para que as instituições possam ter noção de gerenciamento, planejamento e manutenção.

Durante a capacitação, o consultor René Steuer abordou a necessidade das instituições agirem com ética na captação de recursos. “Elas precisam desenvolver um documento que explique a missão e os objetivos dela e que haja planejamento, definição de metas e que identifique potenciais inovadores”, explica. “As organizações precisam ter foco e saber priorizar suas ações”, complementa.

Os representantes das instituições que participam desta capacitação estão satisfeitos com os resultados e elogiam a iniciativa da Semasc. Para a presidente da Missão Criança Aracaju, Eliane Aquino, trata-se de um investimento “fantástico” para que as Organizações Não Governamentais se profissionalizem. “Principalmente para que as instituições possam entender a importância da gestão”, diz. “As instituições precisam entender que é necessário gerir e administrar e que elas não podem viver só de favor”, complementa.

Para a representante da Sociedade Eunice Weaver, Rosana Reis, a capacitação trará resultados proveitosos. “Na Sociedade trabalhamos com projetos e esta capacitação está abrindo nossos horizontes para sabermos onde e como procurar apoio para desenvolver nossos projetos”, comenta. “Esta capacitação está nos ajudando a criar mais idéias para implantar nos nossos objetivos”, observa Elenalda Bonfim, representante da Comunidade Pencostas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.