Cânion do São Francisco é um dos destaques de Sergipe no Salão do Turismo
As belezas do Cânion do São Francisco, a Rota do Cangaço, a trilha ecológica da Fazenda Mundo Novo e a beleza do próprio rio São Francisco, foram alguns dos atrativos que a cidade de Canindé de São Francisco levou para o 6º Salão do Turismo, que está acontecendo no Anhembi, em São Paulo, desde o dia 13 de julho. O município, que já participou de todas as edições anteriores do Salão, mais uma vez demonstra a qualidade de seu roteiro turístico e o compromisso com o fortalecimento de Sergipe no cenário dos destinos nacionais. “Nós temos que estar sempre presentes, porque depois de Aracaju, Canindé é o segundo destino turístico mais procurado de Sergipe e em eventos desta natureza nós temos o contato direto com a cúpula do turismo nacional, ficamos sabendo das novidades dos projetos, das ações de promoção e, estando presente, é mais fácil se inserir no mercado de turismo”, acredita Sílvia Oliveira, secretária de Turismo de Canindé de São Francisco.
O Cânion de Xingó, que foi cenário para gravação da novela Cordel Encantado, da Rede Globo de Televisão, teve um destaque especial no estande de Sergipe com um painel todo trabalhado em material 3D. Foi um dos mais procurados no salão. Os visitantes tinham a impressão de realmente estarem adentrando nos Cânions do Rio São Francisco. “Aproveitando o gancho de Sergipe no ritmo do Cordel, divulgamos Canindé como parte da novela, no mercado paulista, que é o maior pólo emissor de turista para a região Nordeste. Com certeza vamos ter resultados bastante positivos. Por diversas vezes fomos procurados por causa da novela, e isso pra gente é muito gratificante”, disse.
Além da divulgação dos atrativos para o turismo de Canindé, Silvinha explicou que o Salão do Turismo também serve para estreitar relacionamentos entre os municípios vizinhos. “O salão serviu para consolidar o Cânion do São Francisco como produto de integração dos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia, já que aqui conseguimos conversar desde o prefeito de Paulo Afonso (BA), Anilton Bastos, até o secretário de Turismo de Piranhas (AL), Cacau Santos, para que seja fortalecido este roteiro”, disse, informando também a abertura de novas oportunidades para que o turista chegue ao Cânion. “Em Paulo Afonso, que está a pouco mais de 70 km de Canindé, fica o aeroporto que vai receber voos em agosto da Azul e Avianca. Aqui no salão também temos a presença de representantes do setor hoteleiro, como Kátia Pimentel, do Xingó Parque Hotel, e Elisângela Sousa, da uma agência de receptivo local, o que facilita na hora de fechamento de pacotes. O formato do estande, da sala vip serviu para consolidar diversos negócios. Considero um diferencial este estande de Sergipe”, avaliou.
Silvinha Oliveira falou também sobre os recursos e parcerias firmadas durante o Salão do Turismo para o desenvolvimento do destino Canindé de São Francisco. “Buscamos o apoio da Secretaria de Turismo de Sergipe (Setur) para que juntos possamos resolver a situação do Museu de Arqueologia de Xingó (MAX), administrado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e com o recurso da Petrobrás, que mantém o museu há 6 anos. O contrato não foi renovado e o MAX deve fechar as portas agora em agosto. O secretário Elber Batalha está sensibilizado com a situação e, juntos, acharemos uma solução”, falou.
A secretária informou também que os recursos para a 6ª Festa do Quiabo, que vai acontecer de 30 de setembro a primeiro de outubro já estão sendo viabilizados. “O deputado federal Valadares Filho, que esteve presente no Salão do Turismo, também se colocou à disposição e fomos ao Ministério do Turismo (Mtur) para articular recursos, via emenda parlamentar, para a realização desta festa”, informou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Cânion do São Francisco é um dos destaques de Sergipe no Salão do Turismo – Foto: Divulgação