[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo de Sergipe dá continuidade à maratona de realizações da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial) que vem percorrendo os diversos municípios sergipanos. Nesta quinta-feira, 20, foi a vez dos municípios de Poço Redondo e Canindé do São Francisco, localizados no Alto Sertão sergipano, promoverem o debate de temas como a participação social na gestão pública e o combate à corrupção.

Nos municípios, poder público, conselhos de políticas públicas e a sociedade civil se reuniram para a criação de propostas que – após sistematizadas e priorizadas – deverão ser encaminhadas à etapa estadual da Consocial, agendada para março de 2012. Estas diretrizes poderão atuar diretamente no incremento da transparência, no fortalecimento da cidadania e na melhoria da gestão pública nos municípios.

De acordo com o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE) e presidente da 1ª Consocial/SE, Adinelson Alves, os dois municípios se destacaram pela forte participação da sociedade, principalmente da juventude, que contribuiu para a escolha de boas propostas e competentes delegados que estarão na Consocial estadual em 2012.

“O Alto Sertão sergipano está de parabéns. Os gestores e os cidadãos de Poço Redondo e Canindé de São Francisco disseram sim à transparência e ao controle social e realizaram um dia que vai ficar marcado na história dos municípios. Toda esta movimentação, com certeza, influenciará nas melhorias das políticas pública e, consequentemente, na erradicação da miséria no Estado”, afirma Adinelson.

Recorde de público em Poço Redondo

Cerca de 300 pessoas estiveram reunidas na Consocial em Poço Redondo, na busca por uma Administração Pública mais participativa e que preze pela transparência em suas ações. Até o momento, Poço Redondo foi o município sergipano que mais concentrou os amplos setores da sociedade na Consocial.

O vice-prefeito da cidade, Roberto Araújo, acredita que a grande participação da sociedade se deve pelo processo de conscientização efetuado no município. “Toda a sociedade civil foi mobilizada e achamos importante que o povo se aproprie do que realmente faz parte de sua realidade no sentido da transparência e o controle social dos gastos públicos. A mobilização foi muito intensa por meio de cartazes, carros de sons, rádios para que as comunidades participem com toda a força deste processo”, observou Roberto.

Para o presidente da Consocial/Poço Redondo, Antônio Rodrigues dos Santos, todo o esforço para a realização da Conferência foi válida e trará resultados significativos para todo o povo poço redondense. “Este foi o momento de mostrar o poder que a sociedade tem atuando junto aos gestores públicos e aos conselhos. Nesta Consocial, cada cidadão pode sentir que está efetivamente contribuindo para que a democracia seja exercida na mais pura essência. É a transparência e o controle social se fortalecendo em Poço Redondo”, afirma Antônio.

A coordenadora pedagógica, Mônica Augusto, diz que a participação dos agentes educacionais em eventos com a Consocial influencia positivamente no processo de formação da cidadania. “O tema que a Consocial propõe ainda é novo para a sociedade de uma forma geral. Nós, como educadores, temos de nos familiarizar com assuntos relativos à transparência e ao controle social para que tenhamos condições de dialogar dentro da escola e formar cidadãos mais conscientes”, analisa a coordenadora.

Consocial “arretada” em Canindé

A sociedade também esteve com todo o gás na 1ª Consocial em Canindé de São Francisco que começou com ao som do forró pé-de-serra, típico da cidade turística, nesta quinta-feira, 20. O secretário municipal de Gestão Governamental e do Meio Ambiente, Antônio Carlos Porto, ressaltou a importância da participação da população no controle de administração pública.

“O município não pode ser onipresente. É preciso que a população se posicione como dona do patrimônio, do dinheiro público. Não adianta só reclamar, é preciso participar e opinar na Administração Pública, no sentido de prevenir a corrupção e garantir a correta aplicação dos recursos públicos. Muita gente espera acontecer, ao contrário de quem participa de ações como a Consocial e procura fazer a diferença”, enfatizou o secretário.

Na Consocial de Canindé, a presença dos jovens foi marcante em todas as etapas da Conferência. A representante da Secretaria Municipal de Cultura, Zucleide Verispino Feitoza, relata que trabalhou bastante para que a juventude canideense levasse seus anseios à Conferência. “A princípio houve uma rejeição pela falta de conhecimento do assunto, mas a mensagem passada para todos é que as críticas só podem ser construídas a partir do conhecimento. Dessa forma, os convenci a participar desta oportunidade por um município mais transparente e uma maior participação popular”, relata Zucleide.

Consocial na ‘terra dos caminheiros’

Nesta sexta-feira, 21, será a vez de os itabaianeses fecharem a semana de Consocial em Sergipe. Itabaiana será o 10ª município do Estado que realizará a 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.