[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com a preocupação de incentivar a prática do esporte amador e oferecer uma opção para a melhor utilização do tempo livre, a administração municipal tem realizado reformas em campos de futebol nos bairros da cidade. É o caso do campo da rua SD-1, localizado ao lado da praça Ulisses Guimarães no bairro Santos Dumont, que foi recentemente recuperado pela Prefeitura de Aracaju. A obra compreendeu além do campo de 3.488 metros quadrados, uma arquibancada de 40 metros de comprimento e 832 metros quadrados de tela galvanizada para o alambrado que cerca a área.

A espera da inauguração oficial do campo para novas partidas, o estudante Bruno Nunes, 18 anos, relembra como eram os jogos no local. “Já participei de muitos torneios nesse campo. As competições reuniam sete times do bairro e dava premiação em troféus e medalhas”, conta. Os torneios dos quais Bruno costumava participar eram em sua maioria organizados pelo comerciante José Adeanes de Oliveira.

Morador do Santos Dumont há mais de 20 anos, Adeanes diz porque a recuperação do campo é importante para a população local. “O campo é excelente. Bom para a criação de escolinhas de futebol infantil e juvenil. Para o futebol profissional não é adequado pois é pequeno, mas é uma ótima opção para os jovens, que ao invés de ficarem desocupados nas esquinas, podem praticar o esporte”, disse, revelando uma preocupação com a conservação do campo. Para ele é preciso que um funcionário da prefeitura tome conta do local para que não seja destruído. “Tem que controlar as peladas, pois elas não têm hora para começar ou terminar”, completou.

Outro local de prática do futebol recuperado pela PMA foi o campo do Anchietão. Com cerca de 5.600m2 de área e localizado no conjunto Bugio, foi durante a década de 80 considerado o principal palco do futebol amador em Aracaju. Local de realização de diversos campeonatos regionais, encontrava-se abandonado servindo inclusive de pasto para animais e depósito de lixo. A reforma geral no campo de futebol foi acompanhada do saneamento e pavimentação das diversas ruas do loteamento Anchietão, ao redor da praça de esportes.

Além de sede de inúmeros campeonatos de bairro, o Anchietão também servia para o futebol de todo domingo dos homens do bairro. “Tinha torneio toda semana, e tendo tempo a gente jogava todo dia. Eu tenho muitas marcas nas pernas das peladas que participei nesse campo”, disse Gelgswuing dos Santos, morador do bairro há 23 anos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.