[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED), vai lançar na próxima quarta-feira, 28, a campanha "Todos pela Educação". Nesta terça-feira, 27, às 15h, o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, a primeira dama do Estado, Eliane Aquino, e a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Menezes, se reúnem com a coordenadora nacional do movimento "Todos pela Educação", Priscila Cruz. O encontro será no gabinete do secretário de Educação e servirá para fechar os últimos acertos para a implantação do comitê estadual em Sergipe.

Com a campanha, o Governo do Estado vai assumir o compromisso, junto com entidades privadas e organizações não-governamentais, de cumprir cinco metas básicas para que todas as crianças e jovens tenham acesso a um ensino público de qualidade até 2022. A data marca o bicentenário da Independência do Brasil. O lançamento da campanha será realizado no Centro de Convenções de Sergipe, no Auditório Abaís, às 8h30min. Na ocasião, será realizado, também, o Encontro de Secretários Municipais da Educação.

"Sergipe é o terceiro Estado no país a aderir a essa mobilização nacional que tem metas que coincidem com o que o nosso Governo propõe. Nosso objetivo é justamente fortalecer a parceria com prefeituras e a iniciativa privada para garantir que o aluno não só esteja na escola, como também receba um ensino de qualidade", afirmou o José Fernandes de Lima. Rio Grande do Sul e Bahia são os dois outros estados que já assumiram o pacto.

Todos na escola

De acordo com a coordenadora nacional do "Todos pela Educação", Priscila Cruz, a expectativa é que, até o final do primeiro semestre de 2007, todos os Estados do Nordeste tenham aderido ao compromisso. "A nossa primeira e principal meta é que até 2022 todas as criança e jovens de 4 a 17 anos estejam na escola", explica Priscila Cruz.

As outras quatro metas propõem que, até o bicentenário do Brasil, toda criança de 8 anos saberá ler e escrever, todo aluno aprenderá o que é apropriado para sua série,

Foto: José Santana Filho/EducaçãoFoto: Joarez Silveira/EducaçãoFoto: Janaína Santos/ASN

todos os alunos vão concluir o Ensino Fundamental e o Médio e o investimento na educação básica será garantido e bem gerido.

Para a primeira dama do Estado, Eliane Aquino, a campanha será importante para ampliar a discussão entre poder público, entidades privadas e sociedade civil sobre que qualidade de escola pública está sendo oferecida aos estudantes. "O grande desafio dessa campanha é fazer com que a educação seja uma aposta de toda a sociedade", avalia Eliane Aquino. Resgatar o prazer do aluno no ambiente escolar e fortalecer o acesso da família à política pedagógica da escola também são objetivos que poderão ser alcançados pela campanha, de acordo com a primeira dama.

O compromisso "Todos pela Educação" surgiu em setembro de 2005, quando representantes da iniciativa privada, educadores, economistas, comunicadores e gestores públicos da educação passaram a se reunir para discutir caminhos e alternativas para a efetivação do direito à educação pública de qualidade no Brasil. Atualmente a mobilização nacional já conta com apoio de grandes instituições como Itaú Cultural, Instituto Ayrton Senna, Pão de Açúcar, Grupo Gerdau e Rede Globo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.