[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Detectar casos novos de diabetes em Sergipe. Este é um dos principais objetivos da 13ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, realizada no estado pela Associação de Membros e Amigos dos Diabéticos de Sergipe (Amad/SE) e que tem o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Prefeitura Municipal de Aracaju.

A abertura da campanha marca a comemoração ao Dia Mundial dos Diabetes, celebrado no próximo domingo, 14, e acontece em um evento que contará com a presença da secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, na próxima sexta-feira, 12, a partir das 8 horas, no auditório do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Prof. Gonçalo Rollemberg Leite, localizado na rua Alagoas nº 2051, no bairro José Conrado de Araújo, na capital.

De acordo com Marco Antonio Costa Ferraz, presidente da Amad/SE, atualmente existem em Sergipe 31.891 pessoas vivendo com a diabetes. “Com o aumento da população sergipana, é provável que este número já seja bem maior, por isso, durante todo o ano fazemos testes de glicemia para a detecção de casos novos e encaminhamos o paciente para tratamento médico”, informou Marco Antonio.

Segundo ele, o Brasil já é o quarto país em diabetes do mundo. “Muitas pessoas morrem sem nem saber o diagnóstico e outros sofrem muitas amputações até descobrirem a doença”, alertou o presidente da Amad/SE.

Durante o evento será ministrada uma palestra com a enfermeira Glauciene Fernandes, especialista em feridas, gangrena e amputações em diabetes. Os procedimentos realizados serão: aferição de glicemia, pressão arterial, abdominal e pesagem. Também será oferecido o exame citológico (lâmina).

No próximo dia 20, será realizada mais uma ação da Amad/SE em parceria com o grupo GBarbosa, em alusão ao Dia Mundial, a partir das 7h no espaço do GBarbosa do Ponto Novo, situado na avenida Augusto Franco, S/N.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.