[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Começou nesta segunda-feira, 5, a terceira etapa da campanha nacional de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1), causador da chamada gripe pandêmica. A nova fase, que segue até 23 deste mês, está voltada para pessoas com idade entre 20 e 29 anos. No próximo sábado, 10, será realizado o dia ‘D’ da campanha, quando todos os postos de saúde da capital e do interior estarão abertos das 8h às 17h, para vacinar também crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes e pacientes crônicos, público-alvo da segunda etapa.

Desde o início da campanha, no dia 8 de março, já foram vacinadas no Brasil 8.064.434 pessoas. Em Sergipe, as doses aplicadas somam 77.562, segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI)*. Desse total, 27.618 crianças de seis meses a menores de dois anos foram imunizadas, ou seja, 50,28% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

“Por causa do feriadão da Semana Santa, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a segunda etapa até 23 de abril para que o público-alvo [crianças, gestantes e doentes crônicos] possa ter mais tempo para se imunizar contra a gripe A”, enfatizou Sândala Teles, gerente de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Para esta terceira fase, a meta é vacinar 387.211 jovens na faixa etária de 20 a 29 anos.

Etapas

A campanha foi dividida em cinco etapas para públicos específicos, que têm maior risco de desenvolver formas graves da doença e morrer. A definição, feita pelo MS em consenso com sociedades científicas, entidades de classe e representantes de estados e municípios, levou em conta as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os dados epidemiológicos observados na primeira onda da pandemia no Brasil e a experiência dos países do hemisfério Norte.

A OMS recomendou a imunização de quatro grupos: trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas, mas o governo brasileiro ampliou a vacinação para outros três: crianças de seis meses a menos de dois anos e adultos de 20 a 39 anos. Ao todo, o Ministério da Saúde pretende vacinar 91 milhões de pessoas contra gripe pandêmica. A meta é imunizar pelo menos 80% desse público-alvo.

Com informações do Ministério da Saúde

(*) Os dados do SI-PNI são atualizados constantemente. Os números informados nesta matéria correspondem aos dados inseridos no sistema até a manhã desta segunda-feira, 5.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.