[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para garantir que os pais dos alunos matriculados na rede municipal de ensino contribuam com a melhoria do desempenho escolar de seus filhos, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) estará controlando a entrega do boletim escolar. A iniciativa, que atingirá todas as Escolas Municipais de Educação Fundamental (Emef), faz parte da campanha ´Pelo Direito de Aprender´, lançada pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, para melhorar a qualidade do ensino público.

A partir de agora as escolas obrigatoriamente terão que entrar em contato com os pais ou responsáveis para efetuarem a entrega dos boletins informando o desempenho dos alunos até então. “Na verdade estaremos assegurando aos familiares o que lhes é de direito, já que pelo artigo 12 da lei de diretrizes e bases o sistema de ensino deve informar freqüência e rendimento escolar”, explica a coordenadora de Gestão Escolar da Semed, Maria José.

Segundo a coordenadora, a intenção é que a família dê orientações na aprendizagem, estimulando os alunos a desenvolverem suas atividades e a obterem melhores resultados nas notas. “Para que eles possam ajudar é necessário ter conhecimento de como esse aluno está se desempenhando, e o instrumento que vemos hoje para fazer isso é o boletim escolar”, diz Maria José, lembrando que antes cabia a cada escola decidir como proceder com os boletins.

Etapas

No último dia 4 aconteceu uma reunião entre a Semed e todos os presidentes e coordenadores administrativos dos conselhos escolares – órgão presente em todas as Emef e do qual fazem parte tanto professores como pais e alunos. Na ocasião a Secretaria pediu o apoio de todos e esclareceu a importância da família estar envolvida nessa empreitada. Ainda foram analisadas as condições de cada escola quanto à quantidade de servidores necessária para efetuar a ação.

A etapa atual termina hoje, quarta-feira, e consiste na elaboração e envio de cartas para os representantes dos pais nos conselhos escolares. Já a partir de amanhã, quinta-feira, caberá às escolas agendar reuniões com todos os pais para efetuar a entrega dos boletins. O prazo para realização dessas reuniões vai até o próximo dia 20. “O boletim só será entregue ao aluno caso os pais não compareçam a nenhuma das convocações“, afirma Maria José.

De 24 a 28 próximos, os boletins deverão ser encaminhados de volta às escolas com a assinatura dos pais. Em seguida as Emef vão enviar relatórios para a Semed onde constarão a quantidade de boletins encaminhados, devolvidos, os que não puderam ser entregues, bem como as dificuldades encontradas no procedimento. Com os resultados em mãos, a Secretaria fará uma avaliação conjunta com as escolas e replanejará melhorias para o próximo ano.

Conteúdo

Os boletins trarão dados com todo o rendimento do aluno no primeiro semestre. “Este que enviaremos agora tem o resultado de três avaliações. Mais ou menos em novembro estaremos enviando outro pelo qual o pai já vai poder constatar o desempenho do filho durante todo o ano”, antecipa a coordenadora Maria José. Outra novidade é que os alunos que apresentarem notas baixas poderão participar de um reforço escolar disponibilizado pela Semed durante as férias.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.