[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã de hoje, 8, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Secretarias Estadual e Municipal de Educação estiveram reunidos para discutir as melhores estratégias para promoção da campanha educativa que deverá ser lançada no próximo dia 5, visando reduzir o número de trotes para o Samu. Só no mês de agosto o serviço registrou cerca de 4.670 trotes, quase três mil a mais que no mês de julho.

A campanha será desenvolvida primeiramente entre crianças e adolescentes das escolas das redes estadual e privada. A idéia é levar a problematização do tema para dentro da sala de aula e mostrar para o adolescente o quanto pode ser danosa a brincadeira que coloca a vida de outras pessoas em risco, já que muitos dos trotes que são passados para o Samu são feitos por adolescentes de orelhões localizados próximos às escolas.

“O processo de informação e conscientização deve partir de uma dinâmica que atinja o imaginário da criança. Nós devemos trabalhar o conceito de cidadania junto a esses adolescentes. Os diretores e as coordenações pedagógicas de cada escola deverão ser envolvidos nesse processo para que possam ser definidas as formas de executar o tema em sala”, explica o coordenador Pedagógico do Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), Marcelo Domingos.

A campanha deverá agir por bairro, priorizando a discussão com Conselhos locais, Associações de Moradores e Coordenações pedagógicas das escolas envolvidas. O grupo de teatro do Ceps, “A arte de prevenir é melhor do que remediar”, fará apresentações nas escolas e o Samu, simulações envolvendo situações de risco. A proposta é de fazer uma interação com os alunos vivenciando a seriedade do assunto, envolvendo os professores para que o tema possa ser discutido em sala.

O lançamento da campanha está previsto para o início do próximo mês e deve ser iniciada pela zona Sul de Aracaju, primeiramente com os bairros Santa Maria, Augusto Franco e Orlando Dantas. Cartazes contra o trote contendo informações sobre o Samu serão distribuídos. Só neste primeiro momento cerca de 12 escolas da rede pública serão envolvidas. A campanha visa também incorporar as escolas da rede privada.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.