Campanha de vacinação em animais começa na próxima segunda-feira
A campanha é dividida em duas etapas. De 19 à 22 as vacinações acontecem nos bairros da zona de expansão da cidade, Mosqueiro e Santa Maria, através de 40 agentes de saúde, que farão a vacinação de casa em casa. Já nos dias 23 e 24 imunização acontece nos 97 postos fixos distribuídos pela cidade.
De acordo com a coordenadora do CCZ, Gina Blinoffi, a campanha é muito importante, pois imuniza os animais evitando o contágio da raiva tanto nos animais quanto nos seres humanos. “A expectativa é imunizar 64 mil animais. A vacina é gratuita e todos os animais a partir de um mês de idade devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhes e as que estão amamentando, já que a vacina não oferece riscos aos filhotes, nem à mãe”, explica a coordenadora.
A doença
A raiva é uma doença infecciosa mortal, transmitida aos mamíferos, inclusive o homem, através da mordida, arranhão ou lambedura de cães, gatos ou morcegos, contaminados pelo vírus rábico. Como ainda não tem cura, a única forma de prevenir é a vacinação dos animais domésticos.
Informações básicas
Para prevenir a raiva não deixe seus animais soltos na rua; ao sair com seu animal, mantenha-o sob controle, utilizando coleira e guia; nunca provoque o animal, e por fim, não toque em animais estranhos, feridos ou que estiverem se alimentando.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]