[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou esta semana a primeira etapa da Campanha de Vacinação Anti-rábica. Até o dia 23 os esforços estiveram concentrados na zona de expansão do município. A meta da CCZ para esse ano é a imunização de 60 mil animais. Para isso, 648 profissionais entre vacinadores, supervisores, agentes de endemias e motoristas estão envolvidos na campanha deste ano, atuando em 91 postos de vacinação, distribuídos por toda capital

Até ontem os agentes atuaram na zona de expansão da cidade, compreendida pelas comunidades do bairro Santa Maria, Mosqueiro, Largo da Aparecida (Jabotiana) e loteamento Senhor do Bomfim (Soledade). O trabalho nessa área foi feito através de visitas domiciliares. Somente no primeiro dia de vacinação foram imunizados 853 animais, entre cães e gatos. A segunda etapa acontecerá nos dias 24 e 25 em todos os bairros da capital, nos postos montados pela SMS nas praças e lugares de fácil acesso para que a população possa levar seu animal para ser vacinado.

“Serão montados 91 postos em toda área urbana e pedimos que a população não deixe de vacinar os seus animais contra a raiva”, informa a gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Gina Blinofi, ressaltando que a vacina é o único meio de evitar essa doença, que não tem cura e causa males a saúde do animal e do homem.

A doença
A Raiva é uma doença que afeta cães e gatos, sendo transmitida no contato entre eles, com a possibilidade de transmissão para o homem. Os sintomas no animal geralmente são demonstrados através do comportamento agressivo, falta de apetite e o incômodo que o animal sente com a claridade. No homem os sintomas não variam muito, o diferencial é em relação à forma de vacinação.

Nesse caso, se há suspeita de contágio, é recomendada a procura de uma unidade de saúde para que sejam feitos os devidos exames e, se necessário, a aplicação da vacina. Já com o animal, existe um trabalho de prevenção através da vacina que deve ser aplicada no mínimo duas vezes ao ano, pois assim o animal vai criando imunidade à medida que é vacinado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.